Greenpeace detecta elementos tóxicos em roupa de montanha

Uma pesquisa feita pela organização sem fins lucrativos Greenpeace encontrou “substâncias tóxicas e perigosas” em diferentes produtos de várias marcas de roupas de montanha.

Segundo o Greenpeace as substâncias são perigosas “tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente”.

O estudo, intitulado “Deixando marcas – A presença de substâncias tóxicas e equipamentos de montanha” analisou 40 produtos diferentes, em 19 países, e constatou que a maioria deles usam compostos tóxicos PFC (perfluorocarbonos e polifluorcarbono ) para impermeabilizar as roupas.

greenpeace-2

Apenas quatro dos produtos testados estavam livres da substância, segundo informou o relatório do Greenpeace.

A substância PFC não somente foi encontrada em indumentária (camisetas, jaquetas, calças e freeces) como também em calçados, barracas, mochilas e sacos de dormir.

O Greenpeace ainda afirmou que apesar da maioria das marcas examinadas assegurarem que não utilizam PFC, este tipo de composto foi encontrado em grandes concentrações em 18 produtos analisados.

Dentre as marcas que apontaram grande concentração de PFC em seus produtos estão a The North Face e Mammut.

PFC ?

PFC são compostos químicos que não existem na natureza, e quando chegam ao meio ambiente demoram a degradar-se, além de espalhar-se globalmente (por vento e água) chegando inclusive à cadeia alimentar, fazendo com que a contaminação seja irreversível.

Estes compostos são encontrados em alguns dos lugares mais remotos do planeta, e foi detectada a sua presença em animais como golfinhos, fígado de ursos polares e, inclusive, sangue humano.

greenpeace-1

Logo após o anúncio do Greenpeace a The North Face anunciou que irá trabalhar em seus produtos para eliminar a existência do componente até 2020.

Greenpeace criou uma petição internacional para que os usuários possam pedir às marcas denunciadas que eliminem os tóxicos se seu processo de fabricação.

Na petição há a lista completa das marcas, e quais os produtos de montanha, que contém elementos tóxicos, além de quais as alternativas existentes no mercado.

Para saber mais acesse: http://www.greenpeace.org

greenpeace-3

Sobre o Autor

Da Redação

Da Redação

Equipe da redação

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.