Grandes marcas boicotam a principal feira de produtos outdoor dos EUA em protesto político

Na semana passada a marca americana de produtos outdoor Patagonia e Arc’teryx  anunciaram que boicotaria a Outdoor Retailer de agosto, principal feira de produtos outdoor dos EUA, em protesto à intenção de remover a proteção de monumentos naturais. Estes locais foram declarados durante a administração do presidente Barack Obama. A duas marcas estão longe de serem as que maior volume de vendas possui, mas ambas são bastante cultuadas por fabricantes pela sua postura diante da comunidade, natureza e inovações em seus produtos.

O boicote tem uma justificativa: o estado de Utah, local onde tradicionalmente é realizada a feira, está persistindo fortemente, por meio de lobistas, na rescisão do tratado que declarou o Monumento Nacional Bears Ears, além de outras áreas, local protegido. Com o tratado rescindido, a área poderia ser vendida à empresas, mineradoras e criadores de gado.

Foto: Jim Lo Scalzo | http://www.latimes.com

O protesto iniciado pela Patagônia é um importante precedente no universo de esportes outdoor. O presidente da Arc’teryx Jon Hoerauf declarou que ” a industria outdoor tem a obrigação de proteger as áreas selvagens, as quais são importantes para nossos consumidores. Desde 2014 temos feito esforços para proteger Bears Ears, apoiando todos os esforços de ONG locais que trabalham propondo soluções legais para o impasse”.

O parque de Bears Ears, localizado no estado americano de Utah, foi declarado Monumento Natural do país em novembro pelo Presidente Barack Obama e na declaração reconhece a escalda em rocha como uma atividade série e de valiosa. O local possui grande quantidade de vias e setores de escalada e já figurou em diversos filmes outdoor nos últimos 10 anos. Lá estão locais como Indian Creek e Valley of the Gods, entre outras.

Foto: Stephanie Smith | http://www.hcn.org/

Muito além das declarações e intenções, que muitas vezes ficam apenas nas bravatas, as 22 líderes das marcas estão organizando uma marcha no dia 6 de março até a capital americana com o objetivo de reunir-se com congressistas e líderes de partido da nova administração de Donald Trump.

A meta principal desta marcha é obter comprometimento da maior quantidade de políticos que foram eleitos recentemente para proteger áreas naturais como Bear Ears.

Há engajamento no Brasil?

A única feira existente no Brasil é a Adventure Sports Fair e as grandes marcas de produtos outdoor ignoram solenemente a existência do evento. Uma parte deste desprezo é o total desinteresse que a organização tem pelo esporte em si, voltando-se cada vez mais para a venda de veículos automotores e venda de pacotes turísticos.

No Brasil, tanto distribuidores quanto fabricantes, ainda possuem um comportamento tímido diante de tentativas governamentais de privatização de parques e monumentos nacionais.

Toda a avaliação da descaracterização do evento que acontece no Brasil pode já foi avaliado em um artigo escrito na época da feira: Leia aqui.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.