Governo de Mendoza planeja instalar antena de celular para habilitar sinal 4G no Aconcágua

Com o objetivo de otimizar a comunicação dos montanhistas que estiverem no Aconcágua com o resto do planeta, o governo da província de Mendoza planeja instalar uma antena de celular no topo da montanha.

Para a instalação da antena falta somente o estudo de impacto ambiental para que a estrutura seja montada na Plaza de Mulas (4.200 metros de altitude) e, assim, prover sinal de comunicação móvel e internet de alta velocidade na montanha mais alta das Américas.

Foto: Antis Outdoor

Foto: Antis Outdoor

A notícia divulgada pela MDZ Online deixa a entender que o governo da província argentina já havia aceitado a proposta da operadora Movistar.

Caso a antena seja realmente instalada no Aconcágua, permitiria, por conta de sua localização estratégica, disponibilizar sinal 4G em todos os acampamentos utilizados durante a ascensão da montanha.

O objetivo, segundo a operador de celular, é aumentar a segurança e facilitar a organização de tarefas de resgate em caso de emergência. Conforme foi informado em primeira mão pela Revista Blog de Escalada, os resgates de helicópteros não serão mais gratuitos, e cada montanhista deve deixar um valor depositado (que pode ser retirado no caso de ausência de resgate) antecipadamente.

Foto: http://www.diariouno.com.ar/

Foto: http://www.diariouno.com.ar/

A operadora Movistar inclusive já realizou testes na área desde a temporada passada com várias expedições, quando estas puderam usufruir de sinal de internet.

A disponibilização faz com que, evidentemente, práticas obsoletas das estúpidas “transmissões on-line” ficassem tão modernas quanto as máquinas de escrever e, como os montanhistas praticantes já sabem, tão útil quanto um disco de vinil.

Entretanto ainda existem detalhes nada concretos, e realistas, sobre a potência, assim como o alcance, da instalação na Plaza de Mulas e seu sinal 4g.

Foto: http://animalderuta.com/

Foto: http://animalderuta.com/

Mas a maior preocupação no momento é reduzir ao máximo o impacto ambiental da estrutura no Aconcágua, isso porque não se trata de uma antena de telefonia móvel convencional.

Para mais detalhes acesse: http://www.mdzol.com/

Foto Topo: shutterstock

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.