Gigante da indústria esportiva lança modelo de tênis biodegradável com tecido que “imita” a teia de aranha

Você sabia que os tênis que você usa demoram centenas de anos para decompor ? Assim como as garrafas PET e as bolsas de supermercado, que foram eleitas os vilões da última década por muitos ecologistas com visão míope e comportamento alarmista.

Ao que parece todo o barulho que está sendo feito para que o volume de lixo no mundo diminua para que tenhamos espaço para viver parece ter chegado á Adidas. A marca alemã, que é uma das maiores empresas da indústria esportiva mundial, resolveu investir em materiais biodegradáveis.

adidas-biodegradavel-4

A empresa anunciou esta semana o lançamento de um novo tecido que fará parte de uma linha de tênis de corrida que utilizará o material biosteel fiber. O novo material, desenvolvido em parceria com a empresa alemã AMSilk, é, em linhas gerais, uma réplica artificial de um fio de seda.  O novo material é baseado na composição da teia de aranha, onde uma bactéria geneticamente modificada em laboratório cria a linha.

A nova linha da Adidas chama-se “futurecraft biofabric”, todo feito de biosteel fiber e, segundo a empresa, é completamente biodegradável além de ter alta performance, sendo 15% mais leve que um modelo similar com outro tecido. O modelo, entretanto, está em fase de prototipagem e não foi anunciado quando estará disponível para o público consumidor.

Quando alguém quiser se desfazer do tênis após o uso, poderá utilizar um pacote de enzimas, vendidas separadamente, e o produto dissolve após algumas horas.

Para saber mais acesse : http://news.adidas.com

adidas-biodegradavel-3

adidas-biodegradavel-2

Sobre o Autor

Natalia De Marco

Natalia De Marco

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.