Fundamentos sobre concentração na escalada – O corpo só chega onde sua cabeça chega primeiro

Na escalada uma mente focada une-se à rocha como uma extensão do corpo enquanto que uma mente desfocada pesa o mesmo que uma mochila cheia de pedras. A concentração melhora o rendimento exige um desenvolvimento da capacidade de criar e manter um foco mental constante apesar, obviamente, das distrações ou adversidades que o escalador enfrenta.

Não importa a sua preferência (boulder, escalada esportiva, tradicional, alpina, etc) pois ao melhorar suas habilidades cognitivas você será conduzido gradualmente a experimentar um estado mental de lucidez.

O contrário de concentração é a distração. Há uma infinidade de distrações possíveis, tanto externas como internas, que podem acabar com a concentração no momento de escaladar. Por exemplo: a atividade existente que em torno de si, ou a verificação de seu segurador, lutar contra seus medos internos, refletir sobre o estado da via, etc, podem dar um fim à sua concentração e diminuir o rendimento. Portanto aprender a bloquear as distrações é fundamental para melhorar a concentração.

Foto: Ben Moon

Foto: Ben Moon | https://www.theactivetimes.com

Concentrando

Um bom conselho que podem ser importantes para melhorar a concentração é: Mantenha seus olhos no seu objetivo que seja relevante para a sua progressão na escalada.

Se a concentração reduz, ou desaparece em um momento específico, é porque seus olhos estão apontando para onde não devem estar. Deste detalhe nasce a palavra “focalize”. Ao levar seus olhos para outra parte que não seja  o seu metro quadrado de escalada imediatamente gera preocupações que baixam o rendimento de sua escalada. Olhar continuamente para o chão, ou para as agarras que não alcança compromete seu consciente e inconsciente para novas tarefas. Em vias mais difíceis colocar sua visão em agarras de pés mais próximos e em movimentos mais próximos permite que seu cérebro se condicione em progredir 100% e, assim, evitar a queda antes do tempo.

Por isso, aprender a bloquear as distrações é fundamental para melhorar a concentração.

frustracao-1

Os melhores escaladores evitam este turbilhão de distrações, sempre focando intensamente os objetivos mais relevantes para a sua escalada e, assim, permitir que sua visão seja desviada somente quando está em uma boa posição, ou descansando. Conhecendo esta habilidade obtêm-se uma poderosa visão de como reunir e manter o foco no ato de escalar, nas agarras alcançáveis, no equipamento que vá colocar (costuras, nuts, camalots, friends, corda,etc), na rocha e no mundo ao seu redor.

Um objetivo importante é que veja as agarras para a mãos e pés (de preferência os pés) de maneira rápida e eficiente. Observar este aspecto em situações perigosas, ou movimentos difíceis (crux) devem ser quase instantâneas pois, diferentemente das meditações, não há muito tempo para analisar opções. Por isso realizar um treinamento eficaz para aprender a olhar seu entorno e encontrar o que necessitas para pisar e segurar é fundamental.

Buscar agarras muito além do que possa pisar é uma perda de tempo. Muitos escaladores se desconcentram neste simples ato, apenas por observar algo além do necessário. Ver uma agarra de pé perfeita, mas a dois metros de distância não irá servir-te de nada além de aumentar bastante a sua ansiedade de maneira desnecessária em algo abstrato.

Portanto observar o que existe ao alcance de mãos e pés é parte de seu foco e isso faz parte de manter a concentração.

Conclusão

Foto: http://outdoors.stackexchange.com/

Foto: http://outdoors.stackexchange.com/

Mas apenas não apenas conseguir saber que existe uma agarra que possa usar, faz parte também aprender a ser preciso no movimento, para ter o conhecimento de que onde irá pisar, ou agarrar, qual tipo de força pode concentrar nele. Com escaladores mais experiente este tipo de movimento é algo automático, mas em iniciantes, e até mesmo intermediários tendem a não saber como dosar a força na mudança de posicionamento.

Dentro de um esquema de treinamento de visualização, o grande segredo está em olhar a agarra e decidir o que fazer em função do que foi visto e arriscar o movimento corporal de mãos e pés. Como foi explicado no texto a rapidez da observação e localização das agarras próximas é fundamental, e isso depende da sensibilidade e treinamento. Por isso é importantíssimo que perca-se tempo treinando visualização de agarras e em como usá-las.

Treinar onde olhar, de preferência rapidamente e de quem maneira é executada a busca, melhoram a concentração e, consequentemente, a sua escalada.

Tradução autorizada de: http://rocanbolt.com

banner-rocanbolt

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.