“Free Solo” ganha Oscar de Melhor Filme Documentário

O filme “Free Solo ganhou o Oscar de Melhor filme documentário, em cerimônia realizada no Teatro Dolby, na cidade norte-americana de Los Angeles. A produção dirigida por Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, que conta a história da preparação de Alex Honnold, para escalar em estilo solo os 975 metros do El Capitan. “Free Solo” é o primeiro filme de escalada na história a ganhar a premiação.

A entrega da estatueta foi feita pelo ator Jason Mamoa e a atriz britânica Helen Mirren e foi recebido por Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin no palco. Visivelmente emocionados pelo prêmio mais prestigiado da indústria cinematográfica, falaram em seu discurso, agradecendo a existência de mulheres na indústria do cinema, às pessoas de todas as raças, as pessoas que trabalharam no filme, família (incluindo os filhos) e Sunny McCandles e Alex Honnold. “Free Solo” não teve exibição em cinemas do Brasil.

A Academia das Artes e Ciências Cinematográficas criou o Oscar em 1927 para promover seus filmes e honrar o desempenho de atores, atrizes, diretores e outros realizadores. Esta é a primeira vez, desde a criação da categoria de melhor filme documentário em 1941, que um filme de escalada é agraciado.

O vencedor do ano passado, Icarus, também é um documentário sobre esportes. Na mídia especializada em cinema dos EUA especula-se que os próximos anos serão de grande interesse para o gênero. “Free Solo“, especula-se, será a porta de entrada para um interesse no esporte sem precedentes.