Fotógrafa lança livro com fotos da nova geração da escalada mundial

A fotógrafa austríaca Claudia Ziegler lançou no último mês um ambicioso projeto, além de belíssimo: um livro que documenta quem são os nomes da nova geração da escalada em todo o mundo.

Batizado de “The Young Savages” o livro traz fotos de jovens escaladores que são destaque em todo o mundo com idades que vão desde os 13 anos até os 25.

Porém o livro “The Young Savages” lançado por Ziegler procura fugir do lugar comum das publicações sobre escalada, não colocando em seu interior tabelas com graus, fotos de escaladores em vias difíceis e várias hipérboles relacionada à força mental de cada um deles.

Foto: Claudia Ziegler

Foto: Claudia Ziegler

Para fazer este tipo de abordagem Claudia Ziegler vislumbrou que já existem milhares de vídeos e livros de qualidades diversas que apenas mostram pessoas escalando como máquinas mas sem nenhuma interação com seu público.

Vídeos assim, que apenas mostram sequencia de imagens, apenas evidenciam certa miopia cultural de quem possui horizonte curto à sua frente, especialmente por viver em uma espécie de bolha.

Cláudia, que é formada em fotografia pela Höhere Graphische de Viena, é especializada em fotos em ambientes outdoor, realizando trabalhos para as marcas Salewa, Jack Wolfskin, Ice Peak e Rukka.

Foto: Claudia Ziegler

Foto: Claudia Ziegler

A fotógrafa utilizou em “The Young Savages” uma abordagem diferente, até para não ser mais uma obra-clichê sobre o esporte: o verdadeiro foco está nas vida cotidiana de cada um deles, como por exemplo ir à escola, reunião com amigos e familiares.

O que é documentado no livro, de maneira brilhante diga-se de passagem, é a vida que existe de cada escalador longe das nuvens de magnésio e treinamentos em campus-board.

Em seu livro Claudia Ziegler clicou os seguintes escaladores como :

  • A austríaca Johanna Ernst de 21 anos
  • O tcheco Adam Ondra de 22 anos
  • A eslovena Matilda Söderlund de 22 anos
  • A americana Brooke Raboutou de 14 anos
  • O americano Shawn Raboutou de 17 anos
  • A americana Ashima Shiraishi de 14 anos
  • A japonesa Miho Nonaka de 18 anos
  • O alemão Alexander Megos de 21 anos
  • A britânica Shauna Coxsey de 22 anos
  • O americano Jonathan Hörst de 13 anos
  • O americano Cameron Hörst de 15 anos
  • A francesa Mélissa le Nevé de 26 ans
  • O esloveno Domen Škofic de 21 anos

O livro de 185 páginas, contém um pequeno texto introdutório bem sucinto, em inglês e alemão, descrevendo a personalidade de  cada atleta,com declarações e piadas pessoais de cada um dos atletas.

Foto: Claudia Ziegler

Foto: Claudia Ziegler

No texto temas como pressão de patrocinadores, expetativa dos fãs, lesões e equilíbrio da vida pessoal entre escalada, amigos, família e estudos são abordados.

As fotos contidas em “The Young Savages” variam entre simples retratos pessoais de cada atleta e fotos de escalada, todas com alta qualidade e visualmente exuberantes.

Nas fotos detalhes interessantes como  Johanna Ernst em sua época de estudante de medicina, Shauna Coxsey jantando com amigos e até mesmo Adam Ondra ministrando uma palestra.

Custando € 40,00 pode ser comprado em http://www.panico.de

Para ver a galeria de fotos completa acesse: http://claudiaziegler.com

Foto: Claudia Ziegler

Foto: Claudia Ziegler

The-Young-Savages-2

Foto: Claudia Ziegler

Foto: Claudia Ziegler

Foto: Claudia Ziegler

The-Young-Savages-8

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.