Força versus Mente: O que treinar primeiro para escalar?

Por: Mariano Tome

Sem dúvida tanto as qualidades físicas como os aspectos mentais são importantes na hora de escalar. Colocaria a situação como em uma balança que em um lado está o corpo e no outro a mente, e começaria a dar mais importância a cada aspecto de acordo com o momento ou experiência do escalador.

Um escalador principiante, por exemplo, trabalharia uma maior porcentagem das capacidades físicas para escalar (força máxima, força/resistência e resistência) do que as mentais (visualização, interpretação, ação, repouso, confiança e segurança. Colocaria ainda a este principiante na balança com 70% força contra 30% mente e, na medida que progride, estas porcentagens se invertem.

É claro que em um escalador avançado o esforço e dedicação aos treinamentos é muito mais intenso, mas também o trabalho mental deve ter sua parcela de importância. A diferença dos graus difíceis pesa para aqueles escaladores que tem mais força mental e força física suficiente. Da mesma forma nas competições se destacam os atletas que permanecem mais lúcidos e calmos em seus pensamentos. Assim os escaladores “avançados” que têm maior força mental obtêm melhores resultados, ainda que fisicamente sejam mais fracos que muitos outros.

Foto: http://www.sloclimbing.com/

Foto: http://www.sloclimbing.com/

O escalador alemão Wolfgang Güllich disse a seguinte frase: “… a mente é o músculo mais forte em uma atividade esportiva, porque é a que elabora a tarefa e propaga a vontade de fazer acontecer, baseada em fatores do mundo exterior“.

Quem já enfrentou o momento em que os dedos escorregam pelas agarras e as pernas tremem sem controle sabe que a força psicológica é, sem dúvida, o ponto de partida para ter êxito em qualquer escalada. Portanto quem começa a escalar e está pensando que é algo simples, terá levar em conta que para progredir é necessário percorrer um longo, e intenso, caminho não somente para dominar seu corpo como também sua própria mente e, consequentemente, a si mesmo.

Tradução autorizada de: http://www.freeman.com.mx/

Banner_freeman

Freeman é o mais importante site sobre escalada e esportes de montanha do México e organiza o mais assistido festival de filmes outdoor da América Latina

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.