Fontainebleau em 1946 – Assista ao documento histórico em vídeo sobre o centro do universo do boulder

A cidade francesa de Fontainebleau, localizada no centro norte do país, possui pouco menos de 20.000 habitantes, é também chamada carinhosamente de Bleau pelos franceses. Nas florestas que rodeiam a cidade, que ocupam uma área de 250 km², está aquele que é considerado o melhor lugar de escalada do mundo.

Estas florestas de Fontainebleau são frequentadas não somente por escaladores, mas também por praticantes de trekking, ornitólogos (ramo da biologia que se dedica ao estudo das aves) e turistas. Não é incomum, portanto, pessoas fazendo piquenique ou simplesmente curtindo a florestas.

Existem mais de 10.000 linhas (sim você leu certo dez mil!) de boulder catalogadas na região. Portanto se há alguém espalhando por aí que “escalou todos os boulders” do local, especialmente durante apenas uma viagem, pode ser que esteja exagerando (com 99,99% de chances de ser lorota).

Nenhuma área de escalada no mundo é tão bem documentada como Fontainebleau, por isso o livro guia da região é essencial para saber se locomover, já que a área é gigantesca, e é possível até mesmo se perder. Portanto fique atento a este detalhe: se você se perder, e ficar comprovado que foi imprudência sua (como por exemplo ir escalar sem guia), pode ser que seja multado.

Mas como isso tudo começou? Para saber um pouco desta história foi liberado um vídeo histórico sobre escaladas no lugar em 1946. Com pouco mais de três minutos, imagens históricas (todas em preto e branco). O vídeo é uma parte do filme The Call of the Peaks realizado por Alain Pol.

Quer escalar em Fontainebleau? Leia o mais completo guia de escaladas publicado em língua portuguesa em: https://blogdescalada.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.