Como dominar as escaladas em fendas: Ensinamentos da mestre Pamela Pack

Dentro do universo da escalada em rocha há uma diversidade de estilos particulares. Escalada em negativos, aderências, micro-regletes e fendas, somente para citar alguns.

Um dos estilos que mais exige técnica, concentração, determinação e sangue-frio é a escalada em fendas. Não há sombra de dúvida que uma das mestras no assunto é a americana Pamela Shanti Pack.

Pamela Pack, de 40 anos,é a escaladadora especializada em escalada de fendas, em especial o estilo off-width (espécie de entalamento com o corpo) e referência mundial quando se fala neste estilo.

Recentemente ela fez a primeira ascensão de uma via de quatro enfiadas, em fenda, no deserto de Moab chamada “Am I Evil?”. A cadena foi captada pelas lentes dos produtores da Louder Than Eleven e disponibilizada para visualização no início da semana.

pamela-pack-2

Após ter uma fratura por estresse na espinha enquanto competia em ginástica olímpica, começou a praticar escalada em gelo enquanto morava em Seatle. Formada em arquitetura pela Universidade de Yale (uma das mais respeitadas dos EUA junto com a Universidade de Harvard) migrou para a escalada em fendas após uma contusão.

Hoje vivendo no estado americano de Montana divide a sua escalada com a profissão de cartógrafa.

Sua performance na escalada lhe rendeu vários reconhecimentos da comunidade escaladora mundial chegando a ganhar o Golden Piton após escalar uma fenda cotada em 5.13 na graduação americana.

pamela-pack-3

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.