Filme sobre o criador do Base Jump estreia nos EUA em meio à discussão sobre o esporte

No último final de semana o base jumper, e escalador, Dean Potter faleceu durante um salto no Parque de Yosemite, localizado no estado americano da Califórnia.

Grande parte da imprensa, especializada ou não, noticiou extensamente a morte de Potter, tendo alguns sites especializados realizando artigos inflamados a respeito de sua morte e seu legado.Carl Boenish 2

Em uma destas coincidências, explicadas em teorias da conspiração, o filme “Sunshine Superman” estréia neste final de semana em circuito alternativo nos EUA.

O filme é um filme documentário sobre o criador do Base Jump: Carl Boenish.Carl Boenish 1

Boenish é considerado o pai do salto de Base jumping e é tido como referência em cenas de queda livre para o cinema hollywoodiano.

O americano além de ter criado todos os parâmetros existentes até hoje no Base Jump publicou por anos a revista BASE Magazine com o objetivo de promover a segurança no esporte.

Carl Boenish faleceu em um salto de BASE jumping na Noruega no ano de 1984 logo após ter realizado um salto com sua esposa para um programa de televisão.

A realização do filme foi possível com a ajuda de financiamento por meio de crowdfunding para ser realizado.

Carl Boenish 3

Discussão

O filme “Sunshine Superman” estréia no meio de uma efervescente discussão sobre a legalidade do Base Jumping em alguns estados americanos já que é proibido em alguns Parques dos Estados Unidos.

Para apimentar ainda mais a discussão do esporte foi noticiado no meio da semana que durante os resgates dos corpos de Dean Potter e Graham Hunt uma goPro a qual pertencia à um dos integrantes da dupla foi resgatada.

Nas imagens desta câmera tinha Dean Potter vestindo o traje “wingsuit” momentos antes do acidente além de mostrar como ele tentou desviar de seu companheiro que saltou alguns segundos antes.

O material, ainda não divulgado, pode revelar o que saiu de errado quando realizavam o salto (o qual é ilegal no parque de Yosemite).

No vídeo é mostrado que Hunt atingiu a parede primeiro e na tentativa de desviar Dean Potter atingiu segundos depois outra.

A namorada de Dean Potter, Jenn Rapp também estava gravando um vídeo da decolagem e escutou dois impactos em seguida do salto.

As afirmações a respeito destas imagens são de Mike Gauthier, chefe de escritório do Parque de Yosemite em declaração ao Daily Mail.

Segundo a imprensa americana ao menos cinco pessoas morreram em acidentes decorrentes de saltos de Base Jump em parques americanos desde Janeiro de 2015, incluindo Potter e Junt nesta conta.

“No Esporte você tem uma fração de segundos para tomar uma decisão que pode ocasionar em vida e morte” afirma o fotógrafo local Tom Evans.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.