Filme sobre escalada procura incentivar mais mulheres a praticar boulder

Outrora tido como um esporte predominantemente masculino a escalada tem mudando de perfil de maneira exponencial nos últimos anos. Cada vez mais mulheres estão olhando o esporte com mais carinho e se apaixonando pelas infinitas possibilidades que ele oferece. A consequência disso é o aparecimento de cada vez mais mulheres escalando em alto nível tanto quanto os homens. Importante lembrar para quem é mais leigo no assunto que diferentemente de campeonatos de escalada, as vias na rocha não possuem diferenciação de masculino ou feminino.

Porém o filme inglês “Girlie and Burly” joga um holofote sobre o cenário feminino da escalada em Londres mostrando que cada vez mais as mulheres não se intimidam em ser fortes e femininas ao mesmo tempo. No próprio filme fica evidente que a única pessoa que determina os limites de uma mulher (seja as roupas que pode ou não vestir, assim como quem guia ou não uma via) é ela mesma. Não há esporte melhor que a escalada para mostrar isso.

mulheres-escaladoras-2

Filmada por Xian Goh para o canal BMC (British Mountaineering Council) na sua competição Women In Adventure Film tem um objetivo até certo ponto simplista (mas nobre): Incentivar que cada vez mais mulheres pratiquem a escalada na modalidade de boulder. Além disso o incentivo é outro também: Encorajar mais e mais mulheres a PRODUZIREM vídeos sobre a temática da escalada e ajudar a contribuir para o amadurecimento do gênero.

Hoje a porcentagem de mulheres que realizam (dirigem e produzem) filmes outdoor é muito pequena no mundo inteiro e são poucas as que se encorajam a este trabalho. No Brasil há apenas duas mulheres que enfrentaram a resistência da comunidade: Ana Lígia Fujiwara (com seu clássico “Elas na Pedra“) e Diana Lung (autora da websérie Roc Brasil).

mulheres-escaladoras-1

O concurso promovido pelo canal BMC TV premiou com £500 (aproximadamente R$ 2.000) o filme escolhido pelo júri especializado como vencedor. Prêmio de £200 foi entregue para o segundo colocado. Junto da premiação o filme automaticamente se classifica para participar do The Banff Mountain Film and Book Festival.

O concurso também ofereceu £150 para o filme que vencesse na escolha do público baseado no número de visualizações.

mulheres-escaladoras-4

mulheres-escaladoras-3

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.