Filme que denuncia submundo do Everest tem aclamação da crítica – Assista ao Trailer

O filme “Sherpa – Trouble on Everest” foi anunciado como grande revelador do submundo do Everest, e que colocaria no holofote várias realidades não contadas por jornalistas que vão ao local todos os anos.

Para a diretora Jennifer Peedom a ideia começou com a tensão criada em 2014 quando uma espécie de greve geral dos Sherpas impactou a temporada de escaladas ao Everest.

sherpa-3

A greve foi decretada após a morte de 16 Sherpas em decorrência de uma avalanche no Everest, que eles mesmos continuam a chamar de Chomolungma.

A diretora procurou contar a história de como estas pessoas se uniram depois da tragédia e como enfrentou forte oposição do governo diante do poder econômico das empresas de turismo de montanha.

Mesmo durante a sua produção, Jennifer Peedom sofreu pressões para que o filme fosse suavizado pois arranharia a imagem das agências internacionais que exploram o montanhismo.

Jen Peedom, que também escreveu a história a ser documentada, é conhecida mundialmente por realizar retratos filmográficos de pessoas em circunstâncias extremas.

Dentre seus trabalhos internacionalmente reconhecidos estão os documentários “Miracle on Everest”, “Living the end” e “Solo”. Todos trabalhos selecionados em festivais prestigiados como International Documentary Festival of Amsterdam – IDFA e Sheffield, além de ganhar  vários prêmios como o American Film Institut -AFI de melhor documentário.

Jen Peedom é fluente em espanhol, tendo vivido no Panamá e Buenos Aires, onde ganhou uma bolsa de estudos na Universidad Del Salvador.

Calorosa Recepção da Crítica

sherpa-5O filme “Sherpa – Trouble on Everest” teve estréia no circuito Off-broadway (nome do circuito alternativo nos EUA) na semana passada em pouquíssimas salas de cinema.

Apenas as cidades de Los Angeles e Nova York tiveram exibições que seriam exibidos de 2 a 8 de outubro últimos.

A produção anunciou que haverá exibições na Austrália e Nova Zelândia em fevereiro de 2016.

Para exibições em outros lugares do mundo não há planejamento, ficando assim disponível em DVD e VOD após estas exibições.

O filme, entretanto, foi exibido em diversos festivais de filmes independentes, sendo ovacionado em suas sessões.

A revista on-line Variety, o site The Hollywood News e os jornais The New York Times e LA Times concederam críticas elogiosas, recomendando aos leitores que se esforcem para assistir ao filme.

Na Inglaterra o prestigiado jornal The Guardian o considerou como dos melhores filmes do ano.

Com grande quantidade de adjetivos positivos o site especializado em filmes Rotten Tomatos, até o momento com 7 avaliações, concedeu nota máxima ao filme.

O site mais importante do circuito independente de cinema e televisão IndieWire concedeu grande destaque, além de críticas elogiosas do filme. O site também realizou uma entrevista reveladora com a diretora.

Nos festivais de cinema que participou como Telluride e Toronto foi considerado destaque, considerando que a produção ofuscou amplamente a superprodução Everest.

Para saber mais sobre o filme acesse: http://www.sherpafilm.com/

sherpa-4

sherpa-2

sherpa-6

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.