Filme do primeiro 12a feminino do mundo está disponível para visualização gratuita

O filme “Break on Through”, que documenta o primeiro 9a+ francês (12a brasileiro) do mundo feito por uma mulher está disponível para visualização gratuita. Lançado em setembro do ano passado, o filme foi exibido em vários festivais de todo o mundo.

Com pouco mais de 28 minutos, o documentário conta como foi para a escaladora americana Margo Hayes entrar para a história. Pouco depois de sua cadena histórica, outra escaladora Angela Eiter, encadenou um 12b brasileiro, colocando quase que em pé de igualdade homens e mulheres escaladores.

Na época, a imagem da jovem de recentemente completados 19 anos chorando de emoção correu o mundo e inundou todas as redes sociais. Com aproximadamente 40 metros de extensão é uma das linhas mais desafiadoras no paredão de calcário de Siurana e foi conquistada por Alexander Huber. Hayes, de apenas 18 anos de idade, entrou para o seleto clube de apenas 15 escaladores que já encadenaram a via.

O currículo de Margo Hayes impõe respeito a quem não conhece a americana e esclarece que não foi mero detalhe a conquista, pois dentre outras coisas já havia encadenado uma via de graduação 9a Fr (11c brasileiro) em 2016 e ganhou o campeonato mundial júnior de escalada, que combinava os resultados de dificuldade e boulder.

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.