Filme “Cold” está disponível para visualização na íntegra

Ao longo de 26 anos apenas 16 expedições tentaram. e falharam, na tentativa de escalada no Gasherbrum II (8.035 m),conjunto de picos, situado na extensão do Karakoram (cordilheira localizada na fronteira entre Paquistão, República Popular da China e Índia).

corey-richards-cold-filme-3

Historicamente, mais precisamente no ano de 1856, Thomas George Montgomery avistou um grupo de picos na cordilheira do Karakoram, que estavam a mais de 200 km. Nomeou cinco destes picos como: K1, K2, K3, K4 e K5. A letra “K” tem origem em Karakoram, nome da cordilheira. Somente o K2, a segunda montanha mais alta no mundo, manteve o nome original.

  • K1 é conhecido como Masherbrum (7.821 m)
  • K3 como o Broad Peak (8.047 m)
  • K4 como o Gasherbrum II  (8.035 m)
  • K5 como o Gasherbrum I ( 8.068 m)

corey-richards-cold-filme-2

Em dezembro de 2011 os montanhistas Simone Moro, Denis Urubko, junto do fotógrafo Corey Richards, fizeram uma escalada invernal no lugar e, assim, tornaram-se os primeiros a subir o Gasherbrum II. Na ocasião o grupo enfrentou temperaturas de -50ºC e, próximo ao final, uma avalanche.

Logo após sobreviver ao impacto da avalanche o fotógrafo Corey Richards tirou uma foto que marcou a sua carreira para sempre. A imagem capturada por suas lentes é hoje, além de capa de seu portfólio, uma das imagens do alpinismo moderno.

corey-richards-cold-filme-1

Toda a escalada foi filmada por Richards que posteriormente lançou seu film “Cold” no mesmo ano. O filme, por sua intensidade e crueza ganhou vários prêmios em festivais de filmes de montanha relevantes como o Banff Mountain Festival e o Kendal Mountain Film.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.