Projeto filantrópico pretende introduzir a prática de escalada a 10.000 crianças

A palavra filantropia significa “amor à humanidade”. Atitudes filantrópicas são as doações a organizações humanitárias, pessoas, comunidades, ou até mesmo o trabalho para ajudar os demais, direta ou através de organizações não governamentais sem fins lucrativos (assim como o trabalho voluntário) para apoiar instituições que têm o propósito específico de ajudar os seres vivos e melhorar as suas vidas. Procurando ter uma imagem mais associada a incentivo ao crescimento da comunidade esportiva, é a palavra de ordem entre as marcas esportivas em todo o mundo.

A Toms Shoes, fundada em 2006, é uma empresa com fins lucrativos com sede no estado norte-americano da Califórnia. A empresa projeta e vende calçados baseados nas alpargatas argentinas, óculos, café, roupas e bolsas. Quando Toms vende um par de sapatos, um novo par é dado a uma criança carente. Da mesma maneira, quando Toms vende óculos, parte do lucro é usado para salvar ou restaurar a visão de pessoas nos países em desenvolvimento.

A empresa recentemente fez uma parceria com a marca de escalada SoiLL para atuar em um projeto co-fundado pelo escalador americano Kevin Jorgeson. O objetivo do programa, batizado de 1Climb, é introduzir a crianças carentes das grandes e médias cidades norte-americanas à prática de escalada. Para isso as duas empresas desenvolveram dois modelos específicos, um para escalada e outro para uso urbano, que terão seus rendimentos diretamente convertidos para a construção de paredes de escalada em todo território norte-americano. A iniciativa de Jorgeson já gerou frutos em um passado recente.

Graças à sua atuação com o 1Climb, conseguiu construir uma parede de escalada chamada “Boys and Girls Club” na cidade de St. Louis. Este ano, graças a uma doação da Toms, está erguendo um outro muro, desta vez em Los Angeles.

Foto: https://www.1climb.org

O escalador espera, com isso, também descobrir novos talentos para a escalada e, se possível, sensibilizar toda comunidade escaladora. Assim como no Brasil e no resto da América Latina, os escaladores norte-americanos são conhecidos por serem pessoas que sabem o preço de tudo, mas o valor de nada.

Uma campanha em uma plataforma de financiamento coletivo, que foi lançada em meados do mês passado, pretende arrecadar fundos para a construção de mais paredes de escalada. Para alavancar as doações no financiamento coletivo, dois modelos exclusivos (um pela Tom e outro pela So iLL) e de tiragem limitada estão sendo vendidos na campanha.

O objetivo é ficar mais independente de doações de grandes marcas. Os doadores no financiamento coletivo podem até mesmo renunciar aos calçados e ter 100% do seu dinheiro destinado a construir muros de escalada. O plano de Kevin Jorgeson é conseguir construir vários muros e, caso seja bem-sucedido, levar a prática da escalada a 10.000 crianças.

Mais informações: https://www.indiegogo.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.