FEMERJ anuncia a liberação total do CEPI no Pão de Açúcar – A via estava interditada desde dezembro de 2012

A Federação de Montanhismo e Escalada do Rio de Janeiro (FEMERJ) divulgou por meio de nota oficial em seu site que a manutenção do CEPI do Pão de Açúcar foi concluída. A entidade já tinha anunciado, no início do ano passado, que iria fazer a manutenção. Desde o acidente ocorrido no Pão de Açúcar em dezembro de 2012, que vitimou o escalador Bruno da Silva Mendes de 32 anos, a via estava desativada.

Na nota a FEMERJ adverte que para a utilização da via é fundamental a utilização de técnica de segurança adequada para a a qual a CEPI foi equipada. A entidade é reforça várias vezes no texto o aconselhamento da utilização de corda, da mesma maneira que uma via de escalada: corda, costuras e freios. Para o encorajamento deste tipo de procedimento foram colocadas proteções fixas ao longo de toda a linha do novo cabo de aço instalado.

A FEMERJ aproveitou ainda para reforçar que em nenhum momento encoraja ninguém a utilizar o uso de apenas solteiras com mosquetão, ou kit absorvedor de energia, como técnica de segurança para a ascensão da via. Desde maneira a mais tradicional das vias no Pão de Açúcar, conhecida como via dos Italianos, pode ser concluída pela utilização do CEPI até o cume.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.