Felipe Camargo estabelece o terceiro boulder de graduação V14 do Brasil

1069398_10200208877490269_859894202_n-e1374067302136[1]O ano de 2013 ficará marcado na memória de todos os praticantes de boulder no Brasil.

Muito se acreditava que a graduação de boulder estava “exagerada” ( algo como um “overgrading”) e que não seria possível boulders de graduação alta.

Muito disso apoiado na teoria de que somente alguém com experiência em uma graduação superior à proposta poderia aferir o grau sugerido.

Para quem gosta de “teorias do grau sugerido” existe os fóruns de discussão.

No dia de ontem o escalador paulista Felipe Camargo encadenou o boulder Libertadores  e sugeriu graduação V14.

O nome parece sugerir o iminente título da Taça Libertadores da América do Atlético Mineiro.

Camargo é o escalador esportivo considerado o mais forte do Brasil, o que seguramente deixará mudos os incrédulos da graduação V14.

Na semana passada o escalador brasiliense Rafael Passos, considerado o boulderista mais forte do Brasil, encadenou e filmou sua façanha no boulder Momento Histórico (veja o vídeo acima).

A mesma produtora do vídeo de Passos também captou o feito de Felipe, e promete em breve divulgar na internet, com similar qualidade.

Com uma quantidade razoável de boulders nesta graduação resta a pergunta : quando haverá um V15 no Brasil?

Para saber mais : http://4climb.com

Sobre o Autor

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.