Felipe Camargo estabelece o terceiro boulder de graduação V14 do Brasil

1069398_10200208877490269_859894202_n-e1374067302136[1]O ano de 2013 ficará marcado na memória de todos os praticantes de boulder no Brasil.

Muito se acreditava que a graduação de boulder estava “exagerada” ( algo como um “overgrading”) e que não seria possível boulders de graduação alta.

Muito disso apoiado na teoria de que somente alguém com experiência em uma graduação superior à proposta poderia aferir o grau sugerido.

Para quem gosta de “teorias do grau sugerido” existe os fóruns de discussão.

No dia de ontem o escalador paulista Felipe Camargo encadenou o boulder Libertadores  e sugeriu graduação V14.

O nome parece sugerir o iminente título da Taça Libertadores da América do Atlético Mineiro.

Camargo é o escalador esportivo considerado o mais forte do Brasil, o que seguramente deixará mudos os incrédulos da graduação V14.

Na semana passada o escalador brasiliense Rafael Passos, considerado o boulderista mais forte do Brasil, encadenou e filmou sua façanha no boulder Momento Histórico (veja o vídeo acima).

A mesma produtora do vídeo de Passos também captou o feito de Felipe, e promete em breve divulgar na internet, com similar qualidade.

Com uma quantidade razoável de boulders nesta graduação resta a pergunta: quando haverá um V15 no Brasil?

Para saber mais: http://4climb.com

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.