Felipe Camargo entra para a história como o primeiro brasileiro a encadenar via de 12a (9a+ Fr)

O escalador paulista Felipe Camargo anunciou, por meio de uma rede social, que encadenou a via “Papichulo” de dificuldade graduada em 9a+ francês (12a brasileiro). Desta maneira o atleta brasileiro consolida-se, mais uma vez, como o mais forte escalador esportivo brasileiro da história.

Desde a sua cadena da linha “Papichulo”, localizada na cidade de Oliana na Espanha, vários escaladores de renome internacional, também por meio de suas redes sociais, parabenizaram Camargo pela conquista. A via teve sua primeira ascensão feita por Chris Sharma em 2008 e até hoje houve poucas repetições, apesar de ser considerada o 9a+ francês mais popular do mundo.

Além do escalador americano somente os escaladores Adam Ondra, Jakob Schubert, Ramon Julian Puigblanque, Sachi Amma, Domen Skofic, Said Belhaj e agora o brasileiro Felipe Camargo encadenaram a via.

“Papichulo” foi uma das primeiras vias abertas por Chris Sharma assim que foi viver na Espanha e é o 9a+ (12a brasileiro) mais repetido em todo o mundo. A popularidade da via superou as famosas linhas “Biographie” (Céüse na França) e “La Rambla” (Siurana na Espanha).

Felipe Camargo declarou que a via era “o maior desafio físico e mental da minha carreira até agora”. O atleta, segundo afirma em sua declaração, esteve tentando encadenar a via por dois meses em 2016.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.