Felipe Camargo entra para a história como o primeiro brasileiro a encadenar via de 12a (9a+ Fr)

O escalador paulista Felipe Camargo anunciou, por meio de uma rede social, que encadenou a via “Papichulo” de dificuldade graduada em 9a+ francês (12a brasileiro). Desta maneira o atleta brasileiro consolida-se, mais uma vez, como o mais forte escalador esportivo brasileiro da história.

Desde a sua cadena da linha “Papichulo”, localizada na cidade de Oliana na Espanha, vários escaladores de renome internacional, também por meio de suas redes sociais, parabenizaram Camargo pela conquista. A via teve sua primeira ascensão feita por Chris Sharma em 2008 e até hoje houve poucas repetições, apesar de ser considerada o 9a+ francês mais popular do mundo.

Além do escalador americano somente os escaladores Adam Ondra, Jakob Schubert, Ramon Julian Puigblanque, Sachi Amma, Domen Skofic, Said Belhaj e agora o brasileiro Felipe Camargo encadenaram a via.

“Papichulo” foi uma das primeiras vias abertas por Chris Sharma assim que foi viver na Espanha e é o 9a+ (12a brasileiro) mais repetido em todo o mundo. A popularidade da via superou as famosas linhas “Biographie” (Céüse na França) e “La Rambla” (Siurana na Espanha).

Felipe Camargo declarou que a via era “o maior desafio físico e mental da minha carreira até agora”. O atleta, segundo afirma em sua declaração, esteve tentando encadenar a via por dois meses em 2016.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.