Fazer musculação melhora a prática de atividades de montanha?

Musculação

Foto: Assessoria 4any1

Muitos atletas já aderiram às corridas em trilhas e montanhas para fugir da monotonia das corridas em asfaltos e treinos de academia.

Ao mudar o ambiente para serras e morros, com subidas de tirar o fôlego e paisagens interessantes o corredor se sente mais motivado com esse novo ambiente mais dinâmico.

Como esses terrenos são na maioria das vezes irregulares com muitos buracos, subidas e descidas, é fundamental estarmos com nossos membros inferiores e suas articulações fortalecidas, evitando lesões e torções, muito comuns nessas provas.

O que fazer de musculação para melhorar a prática da corrida de montanha?

A musculação é primordial ao combate às lesões oriundas da corrida e também na melhora da performance.

Vamos entender que a musculação serve para aumentar a força muscular e a massa magra.

Um dos fatores que temos de minimizar, é a hipertrofia (aumento da massa muscular).

Pois o atleta não pode estar “pesado”, mesmo que seja de músculos. Logo não devemos trabalhar com cargas muito pesadas e poucas repetições. O intervalo entre as séries deve ser curto, no máximo de um minuto.

Eu prefiro conjugar dois ou três exercícios e não descansar em nenhum momento, assim conseguimos trabalhar também o nosso sistema cardiovascular.

Descansar apenas o grupo muscular, nunca o organismo.

Com esse trabalho conseguimos acelerar nosso metabolismo e trabalhar nosso sistema cardiovascular.

Recomendo que se treine com cargas leves e numero de repetições entre 15 a 20, de duas a três vezes por semana, dependendo da época do ano (de acordo com o calendario objetivado) e que se interrompa as sessões a 10 dias da prova-alvo (para alguns, duas semanas).

Além disso, é possível treinar também coordenação motora, resistência e potência muscular com trabalhos de propriocepção.

Esse trabalho é Fundamental para a prevenção de lesões nos membros inferiores, como torções de tornozelo e joelho, condromalacia patelar, fraturas por estresse, artroses, entre outros.

Também ajuda a evitar a lombalgia e a sacroileítes.

Aí fica a dica para aqueles que querem iniciar ou já correm essas provas de montanha.

4any1-assessoria-esportiva_banner_artigo

A assessoria esportiva 4any1 vem há mais de 10 anos desenvolvendo um trabalho de prestação de serviços na área de treinamento esportivo, com a elaboração de planilhas de treinamento aeróbio para clientes interessados em aprimorar sua condição física e participar de eventos esportivos e sociais. Nosso desafio é ser um referencial no desenvolvimento de programas de treinamento aeróbio, proporcionando meios adequados para que cada vez mais pessoas alcancem seus objetivos esportivos de maneira consistente, segura e, acima de tudo, prazerosa. Transformar esta metodologia feita com cuidado e carinho extremos de quem ama o que faz, em uma oportunidade de negócios rentável e de futuro.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.