Os principais fatos marcantes no montanhismo em 2018

Nesta semana estamos vivenciando a última “semana útil” do ano de 2018. Em um ano marcado por Copa do Mundo, eleições presidenciais e uma imensa polarização de opiniões a respeito de qualquer assunto. Aqui mesmo na redação da Revista Blog de Escalada pudemos vivenciar uma aumento de 50% no número de comentários, sejam eles nas redes sociais ou mesmo diretamente no site.

Para fazer um balanço sobre como foi o que aconteceu no ano de 2018, tradicionalmente fazemos um apanhado dos 10 principais fatos que aconteceram durante o ano. Leia abaixo o que marcou profundamente o ano de 2018.


O falecimento de Elizabeth Hawley

No mês de janeiro de 2018, faleceu em Kathmandu, capital do Nepal, a norte-americana Elizabeth Hawley, responsável pela criação e manutenção do Himalayan Database, o registro oficial de ascensões de montanhistas.

Sua importância perante os montanhistas que iam ao Nepal era tão grande, que o francês François Damilano batizou uma montanha no Nepal em homenagem à americana.

Leia mais detalhes da notícia em: https://blogdescalada.com


Equatoriana bate recorde feminino de ascensão no Aconcágua

A equatoriana Daniela Sandoval quebrou o recorde de ascensão ao Aconcágua (6.962 m) com o tempo de 20 horas e 17 minutos. O recorde anterior pertencia à brasileira Fernanda Maciel que em fevereiro de 2016 completou o mesmo percurso em 22 horas e 52 minutos.

Para chegar ao topo do Monte Aconcágua o percurso de ida e volta, pela via normal (desde Horcones), soma 59,85 km tendo um desnível positivo de 3.962 m. A marca da ascensão mais rápida da história pertence ao equatoriano Karl Egloff (11:52 minutos), seguido pelo espanhol Kilian Jornet (12:49 minutos).

Leia mais detalhes da notícia em: https://blogdescalada.com


Brasileira chega às finais do Master de boulder

Foto: Revista Oxigeno Chile

O Master de Boulder do Chile, um evento competitivo de maior prestígio na América do Sul, evidenciou quais atletas possuem chances reais de chegar aos Jogos Olímpicos de 2020. O Brasil teve apenas um nome entre os classificados para as finais e semifinais: Camila Macedo.

Macedo ao final da competição classificou-se em 6º de um total e oito atletas. O evento chileno foi marcado pelo domínio de atletas não sul-americanos no lugar mais alto do pódio. Os atletas sul-americanos que mais se destacaram foram Alejandra Contreras e Valentina Aguado, respectivamente 2ª e 3ª no feminino, e Facundo Langbehn, 2º colocado, no masculino.

Leia mais detalhes da notícia em: https://blogdescalada.com


Trilha Transmantiqueira começa a ser implementada pelo ICMBio

A trilha de longo percurso conhecida como Trilha Transmantiqueira, um antigo projeto de travessia por toda a Serra da Mantiqueira, começou efetivamente a ser implementada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Totalizando 750 km de extensão, nos quais o praticante cruzará 37 municípios da Serra da Mantiqueira, não existia oficialmente.

O primeiro trecho sinalizado é a Travessia Serra Negra, com 31 km de extensão e localizada dentro do Parque Nacional do Itatiaia. A Trilha Transmantiqueira faz parte do projeto de conectar as unidades de conservação próximas ao litoral brasileiro por uma trilha de longo curso.

Leia mais detalhes da notícia em: https://blogdescalada.com


Divulgados os critérios de classificações oficiais para as Olimpíadas de Tóquio 2020

Em grande parte dos esportes olímpicos, os atletas que ambicionam o chegar a uma Olimpíada, devem necessariamente atingir o “índice olímpico”. Cada índice olímpico é determinado pela federação que organiza a competição.

Portanto, ficou estabelecido pela International Federation of Sport Climbing (IFSC) que as vagas para as olimpíadas serão distribuídas no seguinte formato, em competições que seguiram o formato olímpico (via guiada, boulder e velocidade).

Leia mais detalhes da notícia em: https://blogdescalada.com


Alex Honnold e Tommy Caldwell quebram recorde de ascensão em Yosemite

Os escaladores americanos Alex Honnold e Tommy Calwell quebraram o próprio recorde de ascensão na via “The Nose”, no El Capital em Yosemite. A escalada foi realizada ano dia de hoje. Com o tempo de 1:58:07 (hh:mm:ss), a dupla escalou os 914 metros de altura da via.

A dupla vinha perseguindo a quebra do recorde por quinze dias. Na primeira tentativa, cravaram o tempo de 2:10:15 (hh:mm:ss). Uma semana depois cravaram 2:01:50 (hh:mm:ss). A dupla já anunciou que em 219 irão lançar um filme sobre a conquista. A produção será lançada no segundo semestre.

Leia mais detalhes da notícia em: https://blogdescalada.com


Tribunal da Itália conclui julgamento sobre morte de Tito Traversa com condenação

O caso da jovem promessa italiana da escalada vinha se arrastando há cinco anos. Em 2013 Traversa estava se aquecendo quando, após apoiar-se na corda no final da via, oito das doze borrachinhas das costuras arrebentaram fazendo que caísse pouco mais de 25 metros.

Tito Traversa faleceu após três dias do acidente. Todas as costuras possuíam uma espécie de borrachinha utilizada para evitar com que a fita expressa fique “dançando” no mosquetão.

Leia mais detalhes da notícia em: https://blogdescalada.com


“Brincadeira” com escaladora faz com que atleta perca patrocínios

O escalador americano Joe Kinder, de 37 anos, perdeu o patrocínio que tinha com a marca de sapatilhas de escalada La Sportiva e com a americana Black Diamond. A marca italiana, que fez 90 anos este ano, tomou a decisão, após grande polêmica que se alastrou nas redes sociais na semana passada. A marca americana alegou tolerância zero com a prática de cyberbullying(conhecido formalmente como assédio virtual) e encerrou o patrocínio na última sexta-feira.

Tudo começou a partir de uma “brincadeira” que Kinder realizou com a escaladora Sasha DiGiulian, que desmarcou uma viagem à Espanha para ficar com sua avó em um hospital dos EUA. Joe possuía uma conta de Instagram restrita, com nome de “jetskijoyrider”, somente para “brincadeiras” com fotografias.

Leia mais detalhes da notícia em: https://blogdescalada.com


Janja Garnbret se consagra como maior escaladora esportiva da atualidade

Foto: IFSC/Eddie Fowke

A escaladora eslovena Janja Garnbret consagrou-se campeã mundial de boulder no campeonato mundial do IFSC realizado em Innsbruck. Garnbret já tinha ficado em segundo lugar na modalidade de vias guiadas, a qual foi desempatada somente pela cronometragem e não por pontuação. Assim Janja, de apenas 19 anos de idade, repete o desempenho de Adam Ondra em 2016 e consolida-se como a maior escaladora esportiva da atualidade.

Todo o evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube no canal do IFSC gratuitamente.

Leia mais detalhes da notícia em: https://blogdescalada.com


Nova lei em São Paulo proíbe produção e a comercialização de produtos com penas e plumas de aves

Foi promulgada no início deste mês de agosto a Lei nº 16.803, que proíbe a produção e a comercialização de qualquer produto que utilize penas e plumas de aves no estado de São Paulo. O projeto de lei, o qual já foi promulgado e publicado no diário oficial do estado, pode impactar diretamente na venda de produtos voltados para atividades de trekking, camping, escalada, entre outros.

A lei possui, entretanto, uma exceção para situações nas quais as penas e plumas tenham sido obtidas na forma de subproduto oriundo de processo industrial. Esta exceção fará com que os produtos tenham, pelo menos, um certificado de origem.

Leia mais detalhes da notícia em: https://blogdescalada.com


Praticantes de trekking desaparecidos na Travessia da Serra Fina

Casos de desaparecimento na trilha da Serra Fina não foram poucos neste ano. No meio do ano o jovem de 27 anos Luís Cássio, ficou perdido por 10 dias. Cássio foi localizado pelo helicóptero da Polícia Militar de São Paulo. Na ocasião os bombeiros também informaram que Cássio não tinha experiência em montanhismo e estava sem a orientação de um guia.

Meses depois, mais dois jovens ficaram desaparecidos, mobiliando grande equipe de resgates. Isaías Tavares Machado Júnior e Paulo José da Silva Gonçalves fizeram um último contato com a família por mais 35 horas de intervalo.

Leia mais detalhes da notícia em: https://blogdescalada.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.