Falece nos EUA fundador da Five Ten e inventor do solado Stealth

O americano Charles David Cole III, conhecido por ter sido o fundador da Five Ten e inventor do solado Strealth, faleceu aos 63 anos no último final de semana. Cole, que era natural de Nova York, mas viveu na Califórnia desde os 13 anos de idade. Assim como grande parte da população do estado norte-americano, começou a praticar esportes desde muito novo. Considerado um atleta mediano, praticou as modalidades de corrida, basebol, natação e tenis. Começou a escalar enquanto cursava a faculdade de Engenharia mecânica na University of Southern California na década de 1970.

Como escalador, frequentou os lugares populares de escalada do estado que morava: Mount Wilson, Tahquitz e Joshua Tree. Quanto atingiu uma maior maturidade dentro do esporte migrou para Yosemite. Apesar de fanático pelo esporte que praticava, não abandonou a faculdade, conseguindo como poucos conciliar as duas atividades.

Na década de 1980, recém saído do MBA pela University of Michigan, Charles Cole fundou a empresa Five Ten, junto de seus pais. O nome foi escolhido pelo volume de vias desta graduação em Yosemite e outros lugares de escalada. Pouco tempo depois, procurando baratear o solado de suas sapatilhas, desenvolveu a liga de borracha para solados de sapatilhas Stealth. Pela qualidade da aderência, seu produto logo ganhou notoriedade e batizado pelo título de “The Rubber King” (Rei das borrachas).

O primeiro modelo de sapatilha vendido pela empresa foi o Tennie, uma sapatilha híbrida (misturava tênis e sapatilha de escalada). Pela inovação, praticidade e a qualidade da borracha do solado, que permitia uma aderência acima dos concorrentes de mercado, a empresa viveu um sucesso inesperado. A personalidade de Charles Cole também favoreceu as estratégias de marketing da marca. O seu foco de marketing era voltado ao estilo de vida do escalador, nem tanto à fama e heróis da escalada.

Com o aparecimento de outras empresas concorrentes e a inevitável evolução do design e qualidade de borrachas de solado (como a concorrente Vibram), a empresa acabou sendo adquirida pela Adidas em 2011. Charles Cole continuou a trabalhar na marca, agora sob o guarda-chuva da gigante alemã, mas acabou saindo da empresa alguns anos depois.

Na época da aquisição da Five Ten pela Adidas, fato que muitos praticantes de escalada desconhecem, os valores de negócio foram de US$ 25 milhões (R$ 96,30 milhões).

O empresário deixa esposa e três filhos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.