Expedições ao Yerupaja (uma das mais difíceis dos Andes) é tema de palestra em São Paulo em Outubro

O Yerupaja (do quechua “amanecer branco” – Yuraq=branco + Pajaj= amanhecer) é a segunda mais alta montanha do Peru com os 6.634 m de altitude e é a mais alta da Cordilheira Huayhuash. A primeira ascensão a esta montanha foi realizada em 1950 por Jim Maxwell e David Harrah.

Situada a 400 km de Lima é considerada uma das montanhas, pertencente à Cordilheira dos Andes, mais difíceis de escalar. A dificuldade de ascensão fica por conta das suas arestas e paredes quase verticais, originando na prática um ambiente perfeito para a prática do andinismo profissional. Toda esta dificuldade resultou em poucas ascensões realizadas ao longo dos anos.

O alpinista neozelandês radicado no Brasil Peter Barry irá realizar uma palestra no Clube Alpino Paulista (CAP), sobre todos os aspectos que estão envolvidos no planejamento de escalar este pico. Dentre as especificidades de uma escalada a uma montanha há, além da preparação física, uma alto grau de conhecimento técnico, estratégia de logística, planejamento, uso e escolha de equipamento e viabilização financeira para execução do projeto.

A palestra terá entrada franca e será realizada na própria sede do CAP (Rua Gomes de Carvalho, 823, Vila Olímpia, São Paulo) no dia 25/10 às 20:00

Mais informações: http://cap.com.br/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.