Exigência de equipamento mínimo para Mont Blanc causa polêmica entre montanhistas – Entenda por que

O município de Saint-Gervais, cidade mais alta da frança e que possui o Mont Blanc dentro de seu limite, promulgou uma lei que estabelece a obrigatoriedade de utilização de equipamento mínimo para visitar a montanha. A medida foi tomada logo após o desaparecimento de um corredor de montanha, dentre os muitos que visitam a região nesta época do ano, que tentava chegar ao topo do Mont Blanc.

Tido como a meca do Alpinismo mundial, a montanha é maciçamente visitada durante o verão por montanhistas, escaladores e corredores de montanha. Esta última modalidade vivencia um crescimento exponencial em toda a Europa. Paralelamente a isso, o corredor Kilian Jornet, uma atleta diferenciado de praticamente toda a comunidade de corrida de montanha, adota o estilo “light and fast”. O próprio atleta catalão já teve de ser resgatado na montanha em uma ocasião.

Mont Blanc

Na França o resgate de montanhistas, ao contrário do que acontece em outros países, é gratuito e muitos corredores de montanha vinham se aproveitando deste aspecto. Muitos dos quais por acharem-se tão capacitados como Kilian Jornet arriscavam-se no Mont Blanc com suas práticas de corrida de montanha. Apesar dos esforços para convencer algumas pessoas de que não é tão simples, ou fácil, subir uma montanha sem que haja séries consequências o prefeito de Saint-Gervais baixou a nova lei municipal.

Desta maneira os materiais obrigatórios para tentar subir o Mont Blanc são: gorro, óculos de sol, máscara de esqui, filtro solar, capacete, dois pares de luvas, polainas, roupa de montanha adequada, botas de alpinismo (com crampones), cadeirinha, corda, bastões, GPS e um kit de resgate.

Controvérsia entre montanhistas

A medida não foi bem aceita por corredores de montanha, mas repercutiu bem entre escaladores e montanhistas, especialmente aqueles que guardavam restrições a respeito dos corredores de montanha.

O próprio Kilian Jornet postou uma foto nu no alto da montanha, para protestar contra tal medida. O catalão se perguntou se subir somente de camiseta pelo lado italiano do Mont Blanc era permitido.

Como o tweet de Jornet repercutiu muito mal, especialmente para sua principal patrocinadora (que é francesa), o atleta publicou um vídeo extenso com um pedido de desculpas. No vídeo, entretanto, Kilian se esquivou de lembrar a outros praticantes de corrida de montanha que ele é um atleta diferenciado e muito acima da média.

Este tipo de observação faria atletas amadores, os quais acidentam-se seguidamente no Mont Blanc, fazerem uma auto-análise de capacidades.

A redação da Revista Blog de Escalada entrou em contato com montanhistas que frequentam o lugar para saber mais sobro o impacto das decisões. Grande parte não estão satisfeitos com a obrigatoriedade e culparam, o que muitos chamando de “efeito Killian”.

Maioria dos procurados confessaram que a medida era prevista dado o número de pessoas resgatadas pelo PGHM (grupo de resgate de alta montanha). Uma entrevista com o chefe da PGHM, o qual deixou claro a sua indignação, por repetidos resgates de corredores de montanha.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.