[EXCLUSIVO] Crítica dos extras de First Ascent – The Series

first-ascent-cover_1_29905[1]Para poder não realizar um post gigantesco, acabei deixando para o dia de hoje para falar sobre os extras contidos no Box de “First Ascent – the Series”.

Para quem achou que o post ficou gigante, repare que ao assistir e ler novamente o post verá que realmente foi MUITO pouco o que escrevi, devido à quantidade de detalhes, e da profundidade de imagens, cenas e conteúdo de cada um dos seis filmes.

Um grande “problema” para os realizadores de filmes de escalada sempre foi realizar extras para o DVD vendido. Sempre eram restos de imagens, cenas cortadas, e trailers da produtora. Um verdadeiro “blablablá” para “encher lingüiça” no espaço disponível do DVD.

Até mesmo porque no início da venda de DVD´s de filmes de escalada, a novidade de ter o realizado dem DVD era enorme. Hoje levante a mão quem ainda tem um videocassete VHS sendo usado constantemente, ou até mesmo compra fitas VHS de filmes de escalada.

O volume de filmes extras de First Ascent gerou um outro DVD, com algumas novidades e até mesmo um “episódio perdido”.

Os primieros extras eram pura e simplismente cenas cortadas dos filmes, colocados de maneira cronológica igual à ordem dos DVD´s, nada que não divirta, mas ainda assim tem a cara de “dejavu”.

Porém há ainda vídeos completos de partes não aproveitadas das cenas, e estas justamente sobre imagens do Rio de Janeiro.

Retratando a escalada da cidade, e filmando de ângulos com imagens impressionantes locais como a Urca e a zona de escalada conhecida como Barrinha. O vídeo tem em torno de 15 minutos (sim, quase o mesmo tanto dos vídeos oficiais) e para mim serve como uma ilustração da escalada carioca para quem não conhece.

A cidade do Rio de Janeiro é retratada com imagens bonitas, coloridas (e de cores fortes) e focada somente na beleza e felicidade de se morar em um lugar tão especial.

A parte de problemas sociais, e coisas que não tem nada a ver com escalada foi deixada para os cineastas de filmes mais comerciais como “Tropa de Elite”, “Cidade de Deus”, “Bossa Nova”, “Central do Brasil”, “Corcovado”, “Como ser Solteiro no Rio de Janeiro” e outros filmes do gênero.

É quase impossível não ficar com desejo de visitar (ou até mesmo morar) no Rio de Janeiro após este vídeo. Especialmente para quem escala, ou gosta de esportes de natureza.

A grata surpresa dos Extras é o “episódio perdido” dos “Ratos do Deserto”(tradução livre do Blog). O vídeo retrata a vida dos escaladores que ficam no estado de Utah, próximo à cidade de Durango e Mohab e se dedicam a viver por lá em camping selvagens em seus carros ou trailers.

O filme retrata de forma bem detalhada grandes projetos desafiadores, e como é a estrutura do local em imagens aéreas impressionantes.

Por conta deste vídeo fica evidente a qualidade técnica, e a percepção de Peter Mortimer em captar imagens de bom gosto, e, acima de tudo, saber contar uma história de maneira que prenda o público escalador, e não escalador. Fica, também, evidente a distância entre as produções da Sender Films e outras produções que tentam ser grandiosas, mas não chega a atingir o patamar de excelência.

Nos extras também há o making-off completo de cada um dos episódios exibidos, e que contém até mesmo um passo a passo de como foi feita a vinheta de abertura em computação gráfica. Todo e qualquer designer, escalador ou não, não deveria deixar de conhecer. Cenas de Cedar Wright usando um capacete câmera, como são montadas as gruas, tirolesa para filmar Chris Sharma e outras inovações que fazem diferença são material obrigatório para quem deseja saber mais sobre filmes de aventura.

Para encerrar o conteúdo de Extras, como é de praxe, estão em ordem cronológica decrescente todos os trailers de todos os filmes produzidos pela Sender Films. Pode-se observar também como houve uma evolução na produção, qualidade de imagens, elaboração de história e foco em específicos escaladores.

Com os três DVD´s fica evidente que o box é obrigatório a todos que são entusiastas de escalada. Assistindo cada um dos vídeos, assim como os extras, não há como se empolgar e plajenar alguma viagem para algum lugar.

Para quem deseja ver mais material ainda dos escaladores, no site do Vimeo(é necessário cadastrar) pode-se ver as atualizações no perfil de Renan Ozturk, Cedar Wright, the North Face e Sender Films.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.