[EXCLUSIVO] Entrevista com Rafael Gribel o vice-presidente da FEMEMG

O estado de Minas Gerais está para a escalada brasileira assim como a Espanha está para a escalada mundial.

Não é exagero dizer que, levando em conta os lugares fechados, o estado possui ao menos 5 dos 10 melhores locais de prática de escalada esportiva nacional.

Apesar de toda esta abundãncia, o movimento de organização e união dos clubes e associações de escalada tomou um certo tempo para pegar corpo, se comparado a outros estados.

Mesmo assim as conquistas feitas pela FEMEMG no estado de Minas Gerais , como a reabertura da Lapinha, e ser o único estado do país que a dois anos é o UNICO a organizar uma etapa do campeonato brasileiro de escalada mostra a sua força e competência.

Aliado a isso a federação mineira organizou uma pesquisa com escaladores do estado para que pudesse haver um mapeamento do perfil do praticante.

Procurei o Rafael Gribel, que muito gentilmente e pacientemente respondeu todas as perguntas sobre os mais diversos assuntos. Nao é nenhum exaero dizer que hoje em Minas Gerais há o que existe de mais moderno e inovador em organização do esporte de escalada e montanhismo.

O Rafael explica o porque leia a entrevista abaixo:

Como está, em termos de porcentagem, a adesão de escaladores de MG à FEMEMG?

Este ano fechamos com aproximadamente 95 filiados em todo o estado de Minas Gerais.

Não temos idéia em termos percentuais, mas sabemos que isso representa uma parcela bem pequena. Somente em Belo Horizonte.

Acreditamos que há mais de 300 escaladores que participam ativamente no esporte, fora os muitos que praticam a escalada indoor nas academias.

Hoje quem são os clubes que fazem parte da FEMEMG?

Atualmente 4 clubes fazem parte da FEMEMG:
AME – Associação Mineira de Escalada;
AFDM – Associação Fernão Dias de Escalada;
CEM – Centro Excursionista Mineiro;
UMES – União de Montanhistas e Escaladores do Sul de Minas.

Como surgiu a idéia de fazer uma pesquisa com os escaladores de Minas Gerais?

Minas Gerais é um estado muito grande e há clubes espalhados por todas as regiões (norte, triângulo, zona da mata, etc).

Alguns dos quais a federação tem muito pouco contato. Além disso, o percentual de escaladores filiados é muito pequeno e com isso não conseguimos garantir que a federação represente de fato o pensamento da maioria.

Começamos então a pensar em uma forma de atingir o maior número possível de montanhistas no estado e envolvê-los na decisão de quais devem ser as prioridades da federação para o ano que vem.

Um outro ponto importante é o crescimento do número de escaladores no estado, e percebemos que nem sempre esses novos escaladores iniciam da forma correta (através de um curso básico ou clube), o que causa despreparo e consequentemente problemas de comportamento.

A pesquisa é também uma tentativa de divulgar melhor a federação e seus clubes.

Como foram os critérios para elaborar os tópicos da pesquisa?

Pensamos em fazer uma pesquisa que focasse principalmente no que os montanhistas têm a dizer a respeito da federação e do esporte em geral.

Então colocamos perguntas como “Na sua opinião, quais os principais problemas da escalada em MG” ou “Quais devem ser as prioridades da federação”.

O nosso principal objetivo é envolver o maior número de pessoas possível na decisão sobre o que precisa ser feito para que o montanhismo mineiro continue crescendo da melhor maneira possível.

Como será a divulgação dos resultados da pesquisa?

Estamos compilando as respostas e divulgaremos os resultados pelo site da FEMEMG, listas de discussão e através de cartazes impressos nas academias parceiras e clubes filiados.

A pesquisa é somente para escaladores do estado de Minas Gerais?

Sim, somente escaladores mineiros.

Quem estiver interessado em responder a pesquisa como deve proceder?

A pesquisa pode ser respondida pelo questionário online que está disponível no site da FEMEMG, www.fememg.org, ou através do questionário impresso nas academias parceiras.

Existe planos para que esta pesquisa seja feita anualmente ou será realizada somente este ano?

A princípio, a idéia da pesquisa seria somente para este ano.

No entanto, com os feedbacks que estamos recebendo, e se entendermos que os montanhistas compraram a idéia e estão realmente dispostos a participar nas decisões da federação, faremos essa pesquisa anualmente para definir as prioridades do ano seguinte.

Qual será o impacto do resultado da pesquisa no planejamento da FEMEMG?

A FEMEMG foi fundada há dois anos e, após um período inicial burocrático (CNPJ, alvará, registros, etc), estamos nos planejando para atuar de forma mais efetiva em prol do montanhismo.

Além disso, hoje as atividades da federação estão muito concentradas em BH e Sul de Minas.

Com a pesquisa, esperamos entender as dificuldades e problemas enfrentados em todas as regiões e elaborar iniciativas para trabalhar aquelas prioridades que os montanhistas definiram como principais para o ano de 2012.

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.