[EXCLUSIVO] Entrevista Carlim Cachaça fala sobre encontro do Norte deMinas

Irá ser realizada no Norte de Minas Gerais mais um encontro na cidade de Montes Claros.

Pessoalmente não conheço a região, mas já ouvi vários elogios superlativos sobre a escalada por lá.

Procurei um dos organizadores do evento o “Carlim Cachaça” para falar mais sobre o evento.

Veja a entrevista abaixo;

 

1 – Carlim, qual é a expectativa , em termos de números , para o encontro este ano?

Na 1ª edição do festival, que foi informal, haviam aproximadamente 40 pessoas em um único dia .

Este ano a expectativa é de aproximadamente 100 pessoas de todo o Brasil e dos escaladores locais.

Depois do primeiro festival muitos escaladores de outras cidades que nunca ouviram falar da escalada em Montes Claros já confirmaram presença para a 2ª edição do festival.

 

2 – Qual o tipo de rocha, e qual o equipamento mínimo que deve ser levado à região?

A escalada no norte de minas é pouco difundida ainda.

Na nossa região existem vários tipos de rochas a serem exploradas.

Especificamente em Montes Claros, o tipo de rocha para a pratica de escalada é o calcário.

Quem quiser escalar em Montes Claros deve trazer os equipamentos básicos para a pratica de escalada: Cadeirinha, sapatilha, corda de no mínimo 50 metros, costuras e freio.

 

3 – Qual o tipo de escalada predominante na região? Esportiva,boulder ou tradicional?

Como havia dito, a escalada no norte de minas está começando a criar forma, apesar de já existir a mais de 20 anos.

Na nossa região existem todos os tipos de escaladas possíveis, esportiva, boulder e tradicional, porém a mais praticada é a escalada esportiva.

Hoje Montes Claros conta com quatro picos para a pratica de escalada esportiva que somam mais de 200 vias de todos os graus, desde o 4 grau até projetos de 10° grau, sem contar os outros picos que existem, mas ainda estão sem vias.

A região conta também com a cidade de Januária que já exitem um número grande de vias esportivas conquistadas que chegam a ter mais de 50 metros e que está sendo mantida pela galera da Equilibrio Natural.

Existem também vários boulders abertos pelos escaladores locais em Montes Claros e outras cidades da região, como por exemplo a cidade de Grão Mogol, com um quartzito incrível que promete ser uma das maiores áreas para a prática de boulder de Minas Gerais.

Recentemente fiz uma viagem rápida para conhecer algumas “paredes” da nossa região e fiquei muito impressionado com o potencial para escalda tradicional que as rochas possibilitam.

São Quilômetros e quilômetros de rochas com mais de 200 metros de altitude aguardando serem escaladas.

 

4 – Como surgiu a idéia de organizar o encontro de escalada no Norte de Minas Gerais?

O 1° encontro, que aconteceu o ano passado, foi praticamente informal.

Eu tinha convidado alguns amigos escaladores de Belo Horizonte para conhecer os novos setores de escalada e as vias que havia conquistado e de repente surgiu a ideia de fazer um festival.

Esse ano será realizada a 2ª edição do festival e a ideia é colocar o festival de escalada do norte de minas no calendario de forma a acontecer todo ano na semana santa.

 

5 – Em termos de popularidade, como anda a visitação de escaladores na região do encontro durante o ano?

Como disse antes, a popularidade da escalada no norte de minas está crescendo aos poucos.

Os escaladores de outras cidades tem vindo em Montes Claros com mais frequência depois da 1ª edição do festival de escalada, principalmente os escaladores de Belo Horizonte.

Lembrando que Montes Claros é um grande entrocamento e antigamente os escaladores passavam por aqui em direção a outros picos, como chapada diamantina, no entanto hoje em dia escaladores não passam por aqui sem antes escalar na cidade.

 

6 – Quais são as melhores épocas de escalada na região para quem se interessar em voltar a escalar na região?

As melhores épocas para se escalar no norte de minas são no outono e no inverno, mais precisamente no final de março até o fim de setembro.

Primeiro porque fora dessa época chove muito e outra que, principalmente no inverno, a aderência da rocha fica melhor.

Como nossa região é um pouco quente, o inverno fica praticamente com a mesma sensação do outono e o calor diminui um pouco e a aderência se torna perfeita no macio calcário da nossa região.

 

7 – Como está sendo preparada a infra-estrutura para o evento?

Os preparativos para o 2° festiva de escalada do norte de minas estão em alta.

Conseguimos o apoio de uma empresa de turismo (Dorinha Turismo) que disponibilizou uma área enorme para abrigar os escaladores de outras cidades sem custo algum.

O espaço conta com banheiros unisex e banheiro separado para banho. Será disponibilizado também cozinha com fogão e geladeira.

Todas as áreas de escalada de Montes Claros são particulares e algumas áreas de escalada estavam com o acesso comprometido, no entanto foram liberadas com a melhor da intenções.

No primeiro dia do festival, sexta-feira, disponibilizaremos uma mesa de café da manhã reforçada para os escaladores e ainda uma novidade, fechamos a parceria com a SKL slacklines que montará um highline e haverá também desafio slackline.

Serão sorteados muitos brindes entre os escaladores e o desafio “Cadena Projeto”, quem encadenar as vias projeto ganha brinde e com o apoio da Loja Adrena iremos sortear uma sapatilha Evolv entre os escaladores inscritos.

 

8 – Como são vistos os escaladores pelas pessoas da região?

Não tenho muita certeza, mas imagino que as pessoas da região visualizam os escaladores como pessoas “doidas”, no bom sentido, rsrs.

É sempre a mesma coisa, “caralho, você escala? que legal, me leva junto!!” e quando é alguém mais velho “você é doido? não tem medo de cair?”

Mas falando sério, não tenho tanta certeza de como os escaladores são vistos, nunca houve problema ou alguma conversa em que os escaladores fossem vistos com maus olhos.

O problema que vejo acontecer as vezes são causados pelos próprios escaladores que não respeitam as regras de acesso as áreas de escalada, não respeitam a preservação do meio ambiente deixando lixo nas áreas e o que causa mais problema são os novos escaladores desavisados e mau orientados que vêem a escalada como uma coisa puramente estética e pra pousar pra foto, sem consciência de nada.

 

9 – Quais foram as empresas, ou marca de equipamentos que apóiam o evento? Foi difícil arrebanhar este apoio ou patrocínio?

Esse ano conseguimos mais apoio do que o ano passado e o mais bacana é que algumas empresas entraram em contato oferecendo apoio.

As empresas que apoiam o 2° Festival de Escalada do Norte de Minas são:

4 CLIMB
ADRENA
EVOLV
CONQUISTA
CLUBE MONTIS
NEREA
RADICAL LIVRE
SKL SLACKLINES
CASA ROOTS
IMPRESUPER
IMPRESILK
SUPORTE AMBIENTAL
DORINHA TURISMO
CENTER PÃO

Não tivemos dificuldade em conseguir os apoios, eu (Carlim Cachaça) e o Raphael Donato entramos em contato com as empresas e imediatamente eles nos ofereceram o apoio sem restrição alguma e algumas empresas até pediram para apoiar o evento.

O que considero mais complicado e difícil é o apoio financeiro.

Quando se conquista uma via esportiva existem vários custos que na maioria das vezes são bancados pelo próprio conquistador.

Mas isso está mudando aos poucos e devagarinho.

 

10 – Hoje é difícil organizar eventos de escalada? A que você credita isso?

Não acredito que seja difícil, prefiro dizer trabalhoso, mas nem tanto.

Tivemos a ideia de divulgar a escalada da região e trazer novos adeptos e concretizamos a ideia.

Não considero que uma coisa tenha dado mais trabalho que outra, todos os preparativos foram feitos com o mesmo trabalho.

Desenhei o croqui da serra dos urubus em poucos dias, conseguimos os apoios muito rápido, consegui autorização dos donos muito fácil, montamos o cronograma e já ta tudo pronto.

A única coisa que precisa sempre é paixão pelo faz e a parceria.

 

11 – Que mensagem você teria para quem deseja participar do evento?


Esse ano o festival vai ser muito incrível, tem muita novidade pra galera. Vários projetos pra galera fazer força, muitas vias fáceis pra galera que ta começando e de todos os níveis de dificuldades.

O calcário de Montes Claros é incrivelmente fantástico e o mais bacana de tudo, todos os setores ficam a menos de 30 minutos da cidade e um dos setores fica a 50 metros de um riozinho.

Então é isso ae galera, fica o convite para todos os ecaladores do brasil participarem do 2° Festival de Escalada do Norte de Minas que vai ser incrível e não se esqueçam de sempre ficarem de olho no www.escaladamoc.blogspot.com que sempre tem novidades sobre o evento e a escalada da região.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.