Crítica do filme “Encombialsur”

encombialsur-300x164[1]A experiência de uma viagem diferente do convencional para lugares fantásticos e que raramente figuram em guias de viagens sempre será garantia de diversão, histórias interessantes e lembranças inesquecíveis.

Por este motivo muitos produtores se dedicam a realizar filmes de aventura baseados em viagens.

Exemplos deste tipo de abordagem não faltam.

Produções como “Chasing Winter“, “Monos que Flotan” e “No Ropes No Bolts” utilizaram ela (cada um a sua maneira, claro).

Os produtores chilenos da marca “Haka Honu” fizeram uma viagem com o intuito de realizar a produção de um filme.encolombiaalsur-documental-mateo-barrenengoa-haka-honu[1]

Nesta mesma viagem que originou “Encombialsur” também realizaram paralelamente a websérie “Abriendo Caminos” que foi exibida recentemente.

“Encombialsur” documenta a viagem dos produtores à Patagônia para escaladas nos melhores locais da Região, e também mostrar detalhes e pessoas peculiares da região.

1003364_646606738690711_715414734_n1[1]O filme opta por adotar uma linha de documentário no estilo “uma imagem vale mais que mil palavras” e por isso seus protagonistas não pronunciam nenhuma palavra durante toda a exibição.

Mesmo em silêncio , que convida à contemplação, os integrantes da Kombi partem para escalar em vários locais.

Nesta jornada por Chile e Argentina visitam os melhores lugares de escalada esportiva da América do Sul: La Buitrera/Piedra Parada e Valle Encantado.

Alguns detalhes da viagem como cores, por do sol, vegetação entre outros pormenores são também retratados com o claro objetivo de fazer o espectador se sentir parte da equipe.

Entretanto esta proposital ausência de “comunicação” faz com que o filme torna-se agradavel a quem conhece o local, mas permanece incógnita a quem não é familiar ao lugar.combi1

Muitas das cenas extensas de escalada o filme oscilam dentro daquilo que se propôs a ser documentado e passa a impressão de se alongar além do necessário.

Issto porque o propósito do filme deixa a entender que é mostrar uma jornada, e não somente um desafio a se vencer.

A passagem que marca a participação dos protagonistas no Petzl Roc Trip é tratada de forma superficial faltando mais detalhes de como foi o evento.

Um pequeno pecado, mas que passa despercebido por quem não avalia a importância que o evento teve para a escalada sul americana.

combi2Há de se salientar ainda o destaque dado a pessoas simples e seus pensamentos ao longo da viagem.

Decisão esta que evidenciou maturidade e consciência e que poderia ser mais exploradas no decorrer da produção.

“Encombialsur” é um filme que alterna partes interessantes de escalada com cenas contemplativas, mostrando ambição de ser mais artístico que um apenas divertido.

A qualidade de imagens de cada detalhe arranca lágrimas a quem tem paixão por estar na estrada , apesar de não empolgar quem não tem muita experiência.

Cercado de muita expectativa alimentada pelos próprios produtores o filme pode não atingir o “status” de obra-prima, mas certamente é um filme que contém muito do espírito despojado de uma “climb trip”.

Apesar tornar-se confuso em algumas partes, “Encombialsur” é uma proposta interessante de se fazer filmes outdoor, e que sem dúvida deve inspirar muitos pelo estilo apresentado.

Nota do Blog de Escalada:

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.