Avaliação isolante térmico Z-Lite – Thermarest

O isolante térmico Z-Lite da marca Thermarest tem como objetivo oferecer máximo isolamento do usuário campista, além de entregar relativo conforto em qualquer terreno.

Segundo o seu fabricante suas principais características são a compactidade, leveza, relação peso x volume e durabilidade.

O teste

O isolante térmico Z-Lite foi testado em uma vasta variedade de lugares possíveis, e em uma amplitude de temperaturas grande.Foto_Avaliação

O produto foi utilizado em vários campings na Serra da Mantiqueira durante o inverno e o verão, sendo testado em temperaturas que variaram neste lugar desde 5º a 25ºC (todas à noite no momento de dormir).

Foi utilizado em campings no Parque da Serra do Mar no litoral norte do Estado de São Paulo, tanto no inverno quanto no verão, enfrentando uma amplitude de 12º a 25ºC.

Foram realizados ainda testes na Patagônia argentina, na região da Piedra Parada / La Buitrera, onde enfrentou temperaturas com amplitude entre 3º a 15ºC.

Therm-a-Rest-Z-Lite-Sol-SideTambém foi utilizado em campings na região do circuito das cavernas em Lagoa Santa-MG, na região da Lapinha, por inúmeras ocasiões com temperaturas que  variaram de 12º a 25ºC.

O produto somente foi utilizado dentro de barracas, não sendo utilizado para bivaque.

Sempre foi transportado atado ao lado externo de mochilas cargueiras, as quais foram utilizadas em automóveis, ônibus intermunicipais e aviões.

Na sua limpeza somente foi utilizado um pano úmido para retirada de excesso de poeira e sujeira.

Prós

  • Conforto
  • Isolamento térmico
  • Praticidade
  • Peso

Contras

  • Disponibilidade no Brasil
  • Suscetível a deformação quando exposto a altas temperaturas

Notas

  • Qualidade de material : 5.0
  • Acabamento : 5.0
  • Design : 4.5
  • Ergonomia : 5.0
  • Relação Peso x volume: 5.0
  • Relação custo x benefício: 4.5
  • Nota final: 4,83

Opinião

O isolante térmico da marca Thermarest modelo Z-Lite causou uma impressão positiva durante os testes.

Sua praticidade em ser dobrável, e não “enrolável”, mostrou-se útil e eficiente, facilitando o processo de armar mochilas e organizar o interior da barraca.

A sua ótima relação peso x volume também chama a atenção, concedendo ao produto elogios por isso.

Não chegando a ser um defeito, e sim uma característica, o material utilizado é suscetível a temperaturas altas, e ficou levemente deformado (não comprometendo sua performance) após ser transportado de avião.

Um outro ponto positivo é a sensação de conforto obtida ao utilizar o produto, que chega a ser muito superior aos isolantes térmicos comumente utilizados no mercado.

O isolante Z-Lite mesmo em noites bem frias, com vento, conseguiu isolar com perfeição a temperatura existente no solo do saco de dormir, não comprometendo o conforto térmico.

O produto da marca Thermarest infelizmente não é comercializado no Brasil (não possui nenhum importador), e somente pode ser comprado no exterior.

Por ser um produto tão versátil e com rendimento impecável é recomendado a todos os níveis de campistas.

Therm-a-Rest-Z-Lite-6

Thermarest Z-Lite

Therm-a-Rest-Z-Lite-3

There are 3 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.