Guia prático de etiqueta social em ginásios de escalada

O ser humano é um animal social, e isso é um fato inegável. Porém para o bom convívio de cada um dos indivíduos que divide um certo espaço, qualquer que seja, é necessário seguir algumas normas de conduta para evitar desconforto ou constrangimento.

A estas normas, muitas vezes não escritas e sim aprendidas a partir do convívio social, da-se o nome de etiqueta social que pode ser definida como um conjunto de regras de comportamento dentro da sociedade. Estas regras são criadas a partir da prática e tradições que passam de geração para geração, tornando-se regras claras a serem respeitadas.

Por se tratarem de convenções sobre maneiras do comportamento humano, cada sociedade cria o seu conjunto de regras de acordo com vivências e culturas, sendo a etiqueta social algo relativo e historicamente construído.

Nas academias de um modo geral, como são uma “novidade” existente na sociedade moderna, algumas destas normas são estabelecidas de acordo com o amadurecimento do esporte, assim como o bom, ou mau, comportamento de seus frequentadores. Obviamente que à medida que o tempo passa as regras sofrem reformulação, e assim adequá-se à evolução da sociedade e costumes de seus frequentadores.

Um frequentador (a) que possui uma boa conduta colabora para que o ginásio de escalada seja um ambiente mais seguro e de fácil convívio entre os frequentadores. Portanto abaixo estão algumas regras de etiqueta social que devem ser seguidas pelo frequentador, de qualquer nível e idade, em um ginásio de escalada.

etiqueta-social-escalada3

Esteja sempre atento à sua volta

Pessoas distraídas em academias de escalada são explícitos convites para acidentes bobos. Mesmo que uma academia de escalada possua monitores, em nada tira a necessidade de que qualquer pessoa também ficar de olho em pequenas regras de segurança e respeito.

Assim como fazemos ao atravessar uma rua movimentada, quando olhamos para ambos os lados, e também nos preocupamos com a carteira em nossa roupa  além de não se chocar com a pessoa que está vindo em nossa direção, o mesmo deve ser feito em uma academia de escalada.

Portanto quando estiver andando em uma academia de escalada e alguma pessoa cai em cima de você, a culta é também sua. A não ser que a academia esteja completamente vazia, um acidente de escalada por conta do mau uso do freio, também é culta de quem ao lado não alertou (ou chamou o monitor).

Tome sempre as seguintes precauções:

  • Mantenha-se longe de lugares que as pessoas podem cair, assim como seus pertences como mochilas, saco de magnésio, telefones celulares e etc.
  • Se alguém já estiver escalando, ele tem o direito de seguir escalando. Portanto mesmo que seja um iniciante fazendo uma travessia, um atleta “da elite” da academia não tem o direito de atrapalha-lo no que está fazendo. Quando começar a escalar tenha a absoluta certeza de que não irá interferir na linha de qualquer outro escalador que já esteja escalando.
  • Se encontrar algum equipamento que não pertence a ninguém à sua volta, entregue na portaria. Mesmo que saiba quem é o dono do equipamento, o melhor é deixar o ginásio responsável pelo que foi esquecido.

etiqueta-social-escalada2

Respeite o astral das pessoas à sua volta

Na cultura da escalada é muito importante haver uma atmosfera favorável à escalada. Assim como acontece em todos os ambientes sociais nada é mais desagradavel do que alguém que atrapalhe a conversa que todos já estão tendo.

Se todos estão escalando em silêncio, não comece a gritar como se estivesse em um estádio de futebol. Se alguém está escalando sem dicas (ou betas), procure não ficar falando excessivamente cada movimento que ele têm de fazer.

Quanto mais discreto for a pessoa, melhor para o convívio social da academia. Tome sempre as seguintes precauções:

  • Quando tiver uma dúvida, pergunte. Com raríssimas exceções há escaladores que não são prestativos no momento de tirar uma dúvida. Na sua maioria estão felizes por estarem escalando e procuram sempre ajudar quem quer que seja. Se algum escalador for rude com você no momento de responder, faça uma reclamação ao gerente da academia (caso a academia possua gerente).
  • Nas vias de top-rope podem haver pessoas querendo usar a corda que você está. Muitas academias possuem vias de diversas graduações para serem escaladas por somente uma corda (estilo top-rope ). Tenha a educação de não ficar demoradamente nestas vias porque você quer exclusividade. O tempo ideal de ficar ocupando uma corda é em torno de 15 minutos no máximo. Assim a academia tem uma rotatividade de pessoas em cada corda de escalada.
  • Não fique dando dicas a quem não pediu. Para muito legal sentir-se útil para alguém que está em dificuldade, mas se você não conhece a pessoa, nem tem intimidade com ela, guarda os seus conselhos para você. Muitos escaladores não gostam de receber dicas enquanto estão escalando, e é um direito deles de continuarem assim. Se achar que a pessoa necessita de uma dica pergunte antes se ela a quer.

etiqueta-social-escalada4

Cuide da academia como se fosse sua

Muitas pessoas consideram a academia de escalada que frequenta como uma extensão de casa. Alguns preferem dar o apelido de Dojô (local onde se treinam artes marciais japonesas). Por isso ajude aos proprietários a ter uma academia limpa e receptível a quem estiver frequentando.

Qualquer agarra solta no muro, cordas em más condições, pessoas danificando a parte física da academia, denunciando mau comportamento dos monitores, banheiro sujo, ausência de gerência (sim, inacreditavelmente existem ginásios que não possuem gerentes) e outros elementos que cabe à administração do ginásio.

Caso tenha alguma reclamação sobre a maneira com a qual o ginásio está gerido, converse com os administradores e discuta sobre o assunto educadamente. Caso mesmo conversando os erros administrativos persistam, procure a concorrência. Somente o prejuízo de perder vários clientes, e ver o faturamento cair de maneira linear e constante, administradores irão refletir sobre seus erros.

Tome sempre as seguintes precauções:

  • Exija sempre da administração a renovação das vias de escalada. Uma das coisas que mais prejudicam os escaladores durante o treinamento é que nas vias de academia nunca são renovadas. Renovação de vias na academia é fundamental e qualquer academia de escalada de qualidade a faz.
  • Reporte sempre que possível detalhes que deveriam ser ajustados na academia como, por exemplo, chuveiro queimado, sanitários entupidos, sujeira na academia, agarras de escalada quebradas, displicência de monitores e etc. Somente ginásios bem administrados é que escutam, e agem, quando um cliente reporta um problema.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.