Estudo afirma qual o melhor indicador para quantificar a capacidade de segurar agarras de escalada esportiva

Segundo o estudo científico publicado na International Journal of Performance Analysis in Sport, foi elucidado qual o melhor indicador para quantificar a capacidade de segurar em agarras de escalada (sobretudo em regletes), especialmente em nível esportivo. Esta capacidade é vista como sendo relacionada com o rendimento na escalada, sobretudo em nível esportivo. O indicador se mostrou não somente dependente da força máxima dos dedos, mas mostrou embasamento para determinar quais testes medem melhor esta capacidade. A partir destes testes, é possível determinar quais tipos de treinamento específicos um escalador deve realizar, para que sua performance seja melhorada.

A International Journal of Performance Analysis in Sport é uma revista científica publicada pela Human Kinetics Publishing. A revista é publicada quatro vezes no ano e prioritariamente divulga artigos sobre fisiologia esportiva. A fisiologia esportiva é a área do conhecimento científico que estuda como o organismo se adapta fisiologicamente ao estresse agudo do exercício físico e ao estresse crônico do treinamento físico.

O estudo partiu do princípio de que a capacidade de sustentar-se em pequenas arestas (regletes), seja na rocha quanto em ginásio de escalada, é um dos fatores limitantes e determinantes da escalada. No estudo foi procurado avaliar a confiabilidade e validade de um indicador numérico de capacidade de suspensão medido em um reglete ajustável. O uso de indicadores e métricas de produção científica tornou-se prática rotineira na avaliação da qualidade e desempenho de pesquisa.

Participaram do estudo quarenta escaladores esportivos, dos quais 34 eram homens, que foram divididos em dois grupos: Grupo Avançado (AG – totalizando 22 pessoas) e Elite (EG – totalizado 18 pessoas). Cada um dos escaladores realizaram três testes:

  • Tempo máximo de suspensão em reglete de 14 mm (MHT_14)
  • Menor reglete que escaladores conseguem ficar em suspensão por 40 segundos (MED_40)
  • Peso máximo adicionado em reglete MED_40 (MAW_5)

Após análise das estatísticas encontradas no espaço amostral, os testes MAW_5 e MHT_14 demonstraram ser os indicadores de capacidade de segurar em um reglete válidos e confiáveis para ambos os grupos. Na conclusão, o estudo publica que a medição é efetiva para atletas de elite, mas não necessariamente de nível inferior.

Para maiores informações: https://www.tandfonline.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.