Estudo afirma qual o melhor indicador para quantificar a capacidade de segurar agarras de escalada esportiva

Segundo o estudo científico publicado na International Journal of Performance Analysis in Sport, foi elucidado qual o melhor indicador para quantificar a capacidade de segurar em agarras de escalada (sobretudo em regletes), especialmente em nível esportivo. Esta capacidade é vista como sendo relacionada com o rendimento na escalada, sobretudo em nível esportivo. O indicador se mostrou não somente dependente da força máxima dos dedos, mas mostrou embasamento para determinar quais testes medem melhor esta capacidade. A partir destes testes, é possível determinar quais tipos de treinamento específicos um escalador deve realizar, para que sua performance seja melhorada.

A International Journal of Performance Analysis in Sport é uma revista científica publicada pela Human Kinetics Publishing. A revista é publicada quatro vezes no ano e prioritariamente divulga artigos sobre fisiologia esportiva. A fisiologia esportiva é a área do conhecimento científico que estuda como o organismo se adapta fisiologicamente ao estresse agudo do exercício físico e ao estresse crônico do treinamento físico.

O estudo partiu do princípio de que a capacidade de sustentar-se em pequenas arestas (regletes), seja na rocha quanto em ginásio de escalada, é um dos fatores limitantes e determinantes da escalada. No estudo foi procurado avaliar a confiabilidade e validade de um indicador numérico de capacidade de suspensão medido em um reglete ajustável. O uso de indicadores e métricas de produção científica tornou-se prática rotineira na avaliação da qualidade e desempenho de pesquisa.

Participaram do estudo quarenta escaladores esportivos, dos quais 34 eram homens, que foram divididos em dois grupos: Grupo Avançado (AG – totalizando 22 pessoas) e Elite (EG – totalizado 18 pessoas). Cada um dos escaladores realizaram três testes:

  • Tempo máximo de suspensão em reglete de 14 mm (MHT_14)
  • Menor reglete que escaladores conseguem ficar em suspensão por 40 segundos (MED_40)
  • Peso máximo adicionado em reglete MED_40 (MAW_5)

Após análise das estatísticas encontradas no espaço amostral, os testes MAW_5 e MHT_14 demonstraram ser os indicadores de capacidade de segurar em um reglete válidos e confiáveis para ambos os grupos. Na conclusão, o estudo publica que a medição é efetiva para atletas de elite, mas não necessariamente de nível inferior.

Para maiores informações: https://www.tandfonline.com

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.