Estudo científico afirma que acampar ajuda no combate da insônia e estresse

Se ultimamente está sentindo insônia, problemas em dormir, sentindo-se cansado todo o dia sem motivo aparente, talvez a solução seja mais reconfortante do que imagina. Segundo um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores, e publicado pela revista científica Current Biology, apenas estar exposto aos ciclos naturais do dia e noite podem ajustar naturalmente o ciclo circadiano e, consequentemente, melhorar a maneira com a qual descansamos.

O ciclo circadiano ou ritmo circadiano é o período de aproximadamente 24 horas o qual se baseia o ciclo biológico dos seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite. Este ritmo é antecipado quando são as horas do dia e noite para coordenar o funcionamento do corpo e é tão importante que incide de maneira significativa no estado de ânimo, alerta e força física.

Foto: Simon Trnka

Desta maneira nas grandes cidades, onde a vida é muito agitada os padrões naturais são alterados. A quantidade de luzes artificiais, alarmes e telas têm interferido nos ciclos, gerando um desajuste nos hábitos.

No estudo, liderado pelo doutor Kenneth Wright, da Universidade do Colorado, foram realizados testes com pequenos grupos de voluntários onde foi medido os níveis de luz durante um acampamento e coletaram o sangue dos participantes. O sangue foi coletado para verificar a presença de hormônio do sono conhecido como melatonina.

O estudo comprovou que durante uma semana de camping, mesmo no inverno, as pessoas estavam expostas a 13 vezes mais quantidade de luz natural do que em um lugar urbano convencional. Desta maneira os níveis de melatonina dos campistas começavam a aumentar até duas horas e meia antes do que pessoas na cidade. Desta maneira os relógios biológicos começavam a se regular no que se refere ao horário de dormir e acordar.

Um elemento fundamental para isso, além da luz natural, foi a ausência de dispositivos eletrônicos. Segundo o estudo as melhorias podem ser sentidas em um camping de fim de semana.

Segundo Kenneth Wright, para poder beneficiar-se a médio prazo do ajuste do relógio biológico, as pessoas deveriam tratar de aumentar a exposição á luz natural durante o seu dia a dia. Caminhadas diárias em um parque ou algum outro lugar, é indicado para este tipo de benefício.

Para saber mais detalhes do estudo: http://www.cell.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.