Estudo a respeito de ruptura de fitas das costuras de escalada depois de dois anos

A informação abaixo é diretamente para aqueles que gostam de deixar as costuras nas proteções durante todo o ano. Especialmente aquelas que ficam nas vias mais masturbadas nos locais de escalada mais frequentados. O escalador mexicano José Manuel Martinez, que me ajudou a realizar este valioso estudo sobre o rompimento (ruptura) das fitas das costuras de escalada que ficam na rocha. Costuras estas expostas todo o ano às intempéries do clima.

No estudo, foram submetidas a ensaio três fitas de costuras de escalada que foram expostas ao clima do local de escalada conhecido como Sierra de Juárez, uma cadeia montanhosa localizada no município de Tecate (estado mexicano de Baja California). As costuras ficaram expostas por aproximadamente dois anos, apesar de muitas pessoas não conseguirem precisar o tempo de exposição.

O local, o qual foram colatadas as costuras para o ensaio, aprenta temperaturas bastante extremas, com muito calor no verão e frio intenso no inverno. Nos meses de julho e agosto, o auge do verão, este local apresenta temperatura máxima de 30°C . Nesta mesma época já foi registrado recorde histórico de 40°C em algumas ocasiões. No inverno a temperatura mínima é de -3°C, com recorde histórico de -20°C.

Os resultados obtidos em laboratório foram:

Fita branca (à esquerda na foto): Carga de ruptura de 2.3 kN (aproximadamente 236 kg).


Fita cinza (ao centro da foto): Carga de rutpura de 5.2 kN (aproximadamente 536 kg).

Valor que significa apenas 23% de sua capacidade de carga nominal (22 kN).


Fita preta (à direita na foto): Carga de rompimento de 7.9 kN (aproximadamente 812 kg).

Valor que significa apenas 36% da sua capacidade de carga nominal (22 kN).

Conclusão

A cnclusão é óbvia: se gosta de jogar eu dinheiro fora, deixe as costuras penduradas nos lugares de escalada. Se quer apostar sua vida, achando que ela vale muito pouco, utilize estas costuras.

Muito obrigado a iris e Alberto Venzor que nos ajudaram com as medições e a apelar à consciência das pessoas, sobre o perigo que pode ser deixar o equipamento de escalada pendurado pelas paredes pelo mundo afora.

Tradução autorizada: http://rocanbolt.com

banner-rocanbolt

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.