Espanhol morre no Himalaia

Autoridades deram por morto nesta quinta-feira o alpinista espanhol , que participava de uma expedição ao Himalaia com os colegas Juanito Oiarzabal e Carlos Pauner. Calafat teria sofrido um edema cerebral quando estava a 7,5 mil m de altura, segundo publica o jornal El País. Um dos sobreviventes fez críticas ao comportamento da alpinista sul-corenana Oh Eun-Sun, que também estava na montanha.

As equipes de salvamento resgataram os outros dois alpinistas com a ajuda de um helicóptero, mas, devido ao mau tempo, não conseguiram chegar ao local onde estaria o corpo de Calafat. O acidente aconteceu no monte Annapurna.

Oiarzabal criticou a alpinista sul-coreana Oh, que acaba de se tornar a primeira mulher as escalar as 14 maiores montanhas do mundo. Ele disse que encontrou a colega e pediu que sua equipe buscasse Calafat, mas eles teriam se negado. “Podia-se ter feito muito mais se todos tivessem se empenhado mais, especialmente a coreana”, disse o espanhol ao El País.

O alpinista disse ainda que teriam oferecido até 6 mil euros aos sherpas (moradores típicos da região do Himalaia) que acompanhavam a coreana para buscar seu amigo mas eles teriam se negado. “Cada um é livre para fazer o que quiser, mas se perdeu a solidariedade na montanha. Eu teria subido”, disse Oiarzabal, resgatado hoje, muito cansado e com os pés congelados.

Fonte: http://notícias.terra.com.br/mundo/notícias/0,,OI4406131-EI8143,00-Espanhol+morre+no+Himalaia+coreana+e+acusada+de+negligencia.html

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.