Espanha realiza primeiro Congresso de Direito e Montanha do país

Tido como um dos países com maior número de praticantes de escalada e montanhismo do mundo, a Espanha também vem debatendo a algum tempo o problema que praticantes do esporte enfrentam em seu país.

Na semana passada o website Escalada Sostenible divulgou um trailer de um documentário que traz o debate sobre a proibição de lugares de escalada (clique aqui para assistir ao trailer).

Foi confirmado esta semana a realização do 1º Congresso de Direito e Montanha, o primeiro do gênero já realizado na Espanha.

boltana-2

Com o objetivo de discutir os aspectos jurídicos dos acidentes de montanha, entre outros aspectos jurídicos que fazem parte da prática de esportes de montanha, os advogados do Colegiado de Advogados de Huesca, Prefeitura de Boltaña e Universidade de Zaragoza (Mestrado em Direito em Esportes de Montanha) confirmaram a data para o evento.

Marcado para acontecer entre os dias 27 a 29 de novembro próximos na cidade espanhola de Boltaña  na província de Huesca, que fica aos pés dos Pirineus (cordilheira de montanhas com altura máxima de  3.404 m, que forma uma fronteira natural entre a França e a Espanha, e separa a Península Ibérica da Europa).

Temas relevantes como a cobrança de resgates de montanha, debates sobre como comprovar negligência do praticante, a intromissão de agências de turismo na exploração de atividades de montanha, e as implicações jurídicas de competições esportivas em montanha, serão debatidos no Congresso.

O congresso, entretanto, está especialmente dirigidos a empresas de aventura, federações de montanha e advogados.

Não foi confirmada também a participação de nenhum membro da CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada) no congresso, porém autoridades espanholas militares espanholas, membros de federações, secretários de turismo e juízes confirmaram presença.

Para saber a programação completa acesse documento do congresso: http://www.abogacia.es

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.