Escalar em solo o El Capitan: Como Alex Honnold venceu o medo para realizar a façanha

Em um vídeo realizado para as palestras do TED, o escalador norte-americano Alex Honnold narra as estratégias mentais que utilizou para vencer o desafio. Na palestra Honnold começou com a seguinte frase: “Hoje vou ensinar os 30 segundos do melhor dia da monha vida.

Technology, Entertainment, Design, que usa a sigla TED, é uma série de palestras realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela Sapling Foundantion, uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos, destinadas à disseminação de ideias “que merecem ser disseminadas”. Suas apresentações são limitadas a dezoito minutos.

Logo após esta introdução, imagens de Alex Honnold escalando por 30 segundos no seu estilo favorito: free solo. Na palestra o escalador norte-americano comenta :

“Esta escalada foi a realização de um sonho antigo de quase uma década. Neste vídeo estou a 760 metros de altura. Dá medo? Sim! E este é o motivo que passei tanto tempo sonhando em escalar neste estilo o El Capitán. Mas no dia que foram gravadas as imagens, não sentia medo. Me senti cômodo, como se estivesse caminhando no parque, que é o que faz a maioria das pessoas em Yosemite”.

O vídeo. disponível no topo do artigo, está somente em inglês, mas há legendas disponíveis para o público.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.