Em vídeo bem humorado escaladores ensinam como é escalar “rápido e leve” em Yosemite

Na última primavera (outono para quem é do hemisfério norte) os escaladores Jim Aikman e Austin Saidak tinham em mente realizar uma escalada em Yosemite com um objetivo claro: escalar no estilo leve e rápido.

É desnecessário dizer, mas Yosemite é um dos principais locais de escalada no mundo, e considerado por muitos (principalmente os americanos) como a Meca da escalada em móvel.

A filosofia de escalar no estilo “Rápido e Leve” permite que os escaladores consigam atingir o cume o mais rápido possível, pois carregam o equipamento essencial.

Porém qualquer erro de percurso e de estratégia pode fazer com que a dupla (ou o trio no caso do vídeo) possam necessitar de resgate.

As escaladas em Yosemite, local possui paredes de aproximadamente 1.000 metros de extensão, levam em média de dois a três dias (para escaladores “normais).

O corredor Kilian Jornet passou por esta experiência a cerca de dois anos (saiba aqui).

O resultado pode ser visto no vídeo “Fast and Light” divulgado pela patrocinadora da dupla, com temática bem humorada a respeito do que é essencial ou não em uma escalada.

O vídeo foi editado, escrito e filmado por por Jim Aikman.

Fast-and-light

yosemite-light-and-fast-1

yosemite-light-and-fast-2

yosemite-light-and-fast-3

yosemite-light-and-fast-4

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.