Escaladores sofrem ataque por enxame de marimbondos em via da Ana Chata em São Bento do Sapucaí

A comunidade de escalada ainda está com a memória fresca do ataque que sofreram escaladores em Andradas e que vitimou o escalador Davi Marski, além de hospitalizar seu companheiro Silvério Nery.

Novamente houve um ataque por enxame, só que desta vez de marimbondos, e segundo relatos cedidos gentilmente à Revista Blog de Escalada por muito pouco não houve um outro acidente fatal.

No último final de semana os escaladores Tatiana de Carvalho, Mauro Esquivel e Bruno Zurlini , o qual guiava a cordada, foram atacados por um enxame de marimbondos durante uma escalada na Pedra da Ana Chata, localizada na cidade de São Bento do Sapucaí-SP.

O grupo começou escalando a via “Tom Sawyer” e estava emendando na via “Lixeiros”.

Durante a terceira parada da via “Lixeiros” há um buraco no chão no qual há um enxame de marimbondos, que ficaram agitados com a proximidade de Bruno.

Como a distância do escalador para a última proteção era considerável, Zurlini optou por deitar ao solo após ancorar-se até que os marimbondos se acalmassem.

A tática deu certo, e conseguiu escapar ser ser atacado por todo o enxame.

Bruno Zurlini tomou a liberdade de realizar uma ilustração adaptada do Guia de Escaladas do Baú, de autoria de Eliseu Frechou, para sinalizar onde há o enxame de vespas.

Ilustração: Eliseu Frechou | Adaptação Bruno Zurlini

Ilustração: Eliseu Frechou | Adaptação Bruno Zurlini

Os escaladores relataram ainda que já haviam passado pelo local outros escaladores, e que começaram a escalar por volta das 14:20 da tarde, e por volta das 15:50 foi a hora do ataque.

Optando por uma rota mais alternativa, mais afastada do buraco, o grupo conseguiu finalizar a escalada sem maiores sustos.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.