Escaladores sofrem ataque por enxame de marimbondos em via da Ana Chata em São Bento do Sapucaí

A comunidade de escalada ainda está com a memória fresca do ataque que sofreram escaladores em Andradas e que vitimou o escalador Davi Marski, além de hospitalizar seu companheiro Silvério Nery.

Novamente houve um ataque por enxame, só que desta vez de marimbondos, e segundo relatos cedidos gentilmente à Revista Blog de Escalada por muito pouco não houve um outro acidente fatal.

No último final de semana os escaladores Tatiana de Carvalho, Mauro Esquivel e Bruno Zurlini , o qual guiava a cordada, foram atacados por um enxame de marimbondos durante uma escalada na Pedra da Ana Chata, localizada na cidade de São Bento do Sapucaí-SP.

O grupo começou escalando a via “Tom Sawyer” e estava emendando na via “Lixeiros”.

Durante a terceira parada da via “Lixeiros” há um buraco no chão no qual há um enxame de marimbondos, que ficaram agitados com a proximidade de Bruno.

Como a distância do escalador para a última proteção era considerável, Zurlini optou por deitar ao solo após ancorar-se até que os marimbondos se acalmassem.

A tática deu certo, e conseguiu escapar ser ser atacado por todo o enxame.

Bruno Zurlini tomou a liberdade de realizar uma ilustração adaptada do Guia de Escaladas do Baú, de autoria de Eliseu Frechou, para sinalizar onde há o enxame de vespas.

Ilustração: Eliseu Frechou | Adaptação Bruno Zurlini

Ilustração: Eliseu Frechou | Adaptação Bruno Zurlini

Os escaladores relataram ainda que já haviam passado pelo local outros escaladores, e que começaram a escalar por volta das 14:20 da tarde, e por volta das 15:50 foi a hora do ataque.

Optando por uma rota mais alternativa, mais afastada do buraco, o grupo conseguiu finalizar a escalada sem maiores sustos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.