Escaladores e Empreendedorismo

Uma das palavras do momento é Empreendedorismo , e um dos conselhos do momento é ser Empreendedor.

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade Federal da Bahia por alunos da docente Leila Tibiriçá 60% dos universitários querem empreender, e com este índice as universidades estão incluindo em sua grade curricular algumas matérias sobre o tema e incentivando seus alunos a trilharem este caminho.

Estes mesmos alunos também informam que ações de empreendimentos teve um aumento de 44% nos últimos 10 anos no Brasil.

Trabalhando com desenvolvimento de pessoas através do Life Coaching percebo o quanto esta tendência está presente atualmente na vida das pessoas.

Mas o que na verdade significa empreendedorismo?

Ivon Chouinard iniciando seu negócio que mais tarde seria a Patagonia | Foto: Glenn Denny - http://www.samh.net

Yvon Chouinard iniciando seu negócio que mais tarde seria a Patagonia | Foto: Glenn Denny – http://www.samh.net

Existem vários teóricos que escreveram sobre o assunto, mas para Braum, J.R, Frese, M. e Baron, R., empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto. É o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de ideias e oportunidades. Sendo assim, empreender nada mais é que modificar a realidade para dela obter a auto realização e oferecer valores positivos para todos.

Com este significado de empreendedorismo podemos perceber que algumas competências pessoais são necessárias para ser um empreendedor.

Os empreendedores são, para Dornelas, pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonados pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidos e admirados e querem deixar um legado.

Observa-se que há um consenso entre os estudiosos do empreendedorismo de que existe um conjunto de atitudes, como por exemplo, assumir riscos, identificar oportunidades, organização, capacidade em tomar decisões, liderança, dinamismo, autoconfiança, otimismo, criatividade, coragem e tino empresarial. Resumindo: o empreendedor é motivado pela auto-realização e pelo desejo de assumir responsabilidades.

Com uma lista de características muitas pessoas devem se perguntar se quem não possui alguma destas competências citadas poderia ser empreendedor.

Yvon Chouinard e filho em 1975 - http://hermannhuber.de/

Yvon Chouinard e filho em 1975 – http://hermannhuber.de/

Na verdade, ninguém nasce empreendedor. O empreendedor é um ser social, e assim sendo, é fruto da relação constante entre talentos e características individuais e o meio em que vive.

O contato com a família, com amigos, a escola que estuda, o trabalho que faz, tudo isto colabora para o desenvolvimento de talentos e características de personalidade que ajudam no desenvolvimento do potencial empreendedor de dada um.

O que muitas vezes acontece é que algumas pessoas são levadas a abrir seu próprio negócio por vários motivos, ou seja, por um desemprego inesperado, por ter que assumir algum negócio da família de uma hora para outra, entre outros.

Você deve estar se perguntando o que o assunto empreendedorismo tem a ver com a escalada, não é? Pois é, o fato é que ser empreendedor não diz respeito somente a novos negócios, mas podemos também utilizar as mesmas ferramentas aplicadas para empreender, em outras situações, como por exemplo, em um plano de viagem para escalar, em um filme de escalada a produzir, em um cume a se conquistar.

Quantas vezes você elaborou um plano de viagem que tinha tudo para dar certo, mas faltou um ponto que foi essencial e que fez tudo ir por água abaixo?

Seguindo o ditado que duas mentes pensam melhor do que uma, o apoio de um profissional para ajudar a trilhar este caminho, muitas vezes, é necessário.

Yvon Chouinard em sua antiga oficina de equipamentos de escalada | http://www.treehugger.com/

Yvon Chouinard em sua antiga oficina de equipamentos de escalada | http://www.treehugger.com/

Através de uma relação de confiança este trabalho vai sendo realizado com o objetivo de conhecer as potencialidades pessoais do candidato que irá empreender, e os pontos que precisarão ser desenvolvidos. São comparadas as características do negócio e/ou do projeto com as potencialidades pessoais já existentes, e as que precisariam ser desenvolvidas e que poderão contribuir e afetar a produtividade do novo plano.

Há também a orientação para o desenvolvimento de um cronograma onde atividades a serem realizadas, datas para a realização e outros pontos concretizam um planejamento.

É obvio que a ideia de orçamento nunca é deixada de lado e o ensinar a pescar dando opções de colaboração deverão ser também incluídas neste trabalho.

Como se percebe, ser empreendedor da trabalho, mas ser dono e ator de seu próprio sonho traz realizações e acima de tudo felicidade.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.