Escaladores denunciam roubo de chapeletas e fechamento de local de escalada em Santa Catarina

Escaladores que fazem a manutenção de um local de escalada em Garopaba-SC, cidade a 90 km da capital do estado, denunciam que um número considerável de chapeletas foram roubadas por vândalos neste mês. Para continuarem a praticar o esporte estão substituindo as chapeletas roubadas por grampos tipo “P”.

As chapeletas roubadas são, em sua maioria, da via “surucuá”, graduada em 5sup e as existentes no cume da Pedra Branca. Situada na região da Lagoa de Garopaba (ou da Encantada) o local é acessado por uma trilha conhecida dos turistas e bastante frequentada pela população local.

Os voluntários que fazem a manutenção do local em Garopaba estão pedindo à comunidade que sejam feitas denúncias dos vândalos para que os mesmos possam ser punidos.

garopaba-escalada-1

 

Os escaladores apontaram também que o local de escalada conhecido como Morro da Silveira, localizado entre as Praias de Garopaba e praia da Silveira, foi fechado para a prática de escalada devido à venda do local. Segundo informações o novo proprietário não está aberto a diálogo com os escaladores.

O local é considerado o campo escola da região tendo 70 metros de extensão com várias vias de 3º a 6º graus. Não foi declarado se a Federação de Escalada de Santa Catarina foi acionada para iniciar as negociações com os novos proprietários para a liberação do Morro da Silveira.

There is one comment

  1. Julio

    Oi pessoal, alguém tem informações atualizadas sobre escalada nesse locais aí da reportagem (
    Pedra branca e morro da Silveira ) ? Morro da Silveira continua fechado aos escaladores ?
    Se alguém souber de croquis desse lugares compartilha ae !
    Abraços

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.