Escalador tem corda cortada e cai 8 metros durante escalada na Inglaterra – Assista ao vídeo

Você confia na sua corda de escalada? O escalador Michele Caminati respondia que sim, até passar por um susto gigantesco durante uma escalada em Peak District, na Inglaterra.

Durante uma tentativa na via “Elder statesman”, graduada em E7 7a inglês (10c brasileiro), o escalador italiano caiu enquanto procurava fazer fotos e vídeos, sem capacete, em uma corda de 10 mm.

Sua corda acabou roçando em uma aresta de rocha que, para sua infelicidade, a cortou e o fez cair de oito metros. O resultado: Caminati sofreu várias fraturas.

O mais impressionante é que Michele Caminati publicou o vídeo para conscientizar outros escaladores e levantar o debate a respeito da durabilidade e fragilidade de equipamentos de escalada. O escalador admitiu posteriormente que se tivesse usando capacete as consequências seriam menos graves. Aproveitou também para agradecer à equipe de resgate que o socorreu e fez um trabalho exemplar.

O italiano aproveitou também para deixar claro que a frouxidão da corda, como pode ser vista no vídeo, foi previamente combinada com a pessoa que estava fazendo a segurança.

O vídeo também é um bom exemplo para quem acredita que acidentes nunca acontecem e, obviamente, o uso de capacete é discutível.

There is one comment

  1. Tatiana Batalha

    Uso do capacete é indiscutível não? Acjo que isso qie queriam dizer né? Ou seja, usar sempre!!! Mesmo que seja escalada esportiva, top rope…. se por algum motivo o escalador cai, e bate a cabeça na rocha, por menor que seja a queda, sem capacete as chances de alguma lesão são reais. Já sofri uma queda fator 2 e se estivesse sem capacete nem gosto de pensar no que poderia ter acontecido.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.