Escalador sofre acidente na Serra Caiada-RN

Na última terça-feira por conta de uma falha de comunicação, e uma suposta falha na ancoragem da via, o escalador Jhony Sandenberg sofreu uma queda de aproximadamente 20 metros enquanto estava escalando no local de escalada Serra Caiada-RN.

O local, distante 66 km da capital do estado, é um dos destinos mais populares de escalada do Nordeste brasileiro e já foi sede de um Encontro dos Escaladores do Nordeste (EENe) em 2012.

Segundo foi relatado pelo site SPP Notícias, Sandenberg após a queda foi resgatado em uma operação de 3 horas e passa bem reclamando apenas de dores nos tornozelos e coluna.

Os primeiros cuidados foram realizados por amigos que estavam próximos antes que o corpo de bombeiros chegassem na Serra Caiada.

Acidente semelhante no EENe 2015

Durante o Encontro de Escaladores do Nordeste de 2015, realizado no Ceará, um outro acidente similar ao da Serra Caiada aconteceu durante o evento.

A comunicação ineficiente e inadequada entre os escaladores foi o principal motivo, segundo detalhado no registro de acidentes da CBME.

Após uma escalada de uma via, também de 20 metros, um escalador ancorou-se com solteira e avisa ao segurador que está preparado para desmontar a via.

Próximo à dupla uma outra pessoa pergunta se é possível ela também escalar e utilizar as costuras da via já equipada.

O escalador ancorado retira a solteira antes do segurador retomar a corda, e por impulso o segurador agarra a corda evitando uma queda livre.

O escalador caiu até aproximadamente 1,50m do solo, e durante a queda choca contra uma árvore.

Apenas com escoriações leves o escalador foi atendido por socorristas que estavam no local.

Foto: http://www.sppnotícias.com.br/

Foto: http://www.sppnotícias.com.br/

There are 3 comments

    1. Luciano Fernandes

      Gustavo.

      A notícia chegou dizendo apenas que era um equívoco. O celular do acidentado estava desligado toda a manhã, e por isso optamos por não levantar nenhuma hipótese.

      De uma fonte não oficial foi dito que foi o mesmo erro que ocorreu no acidente do EENe deste ano (e que o relatório está no site da CBME).

      Abs

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.