Escalador inventa equipamento para facilitar o ato de desequipar uma via de escalada

Quantas vezes um escalador é “obrigado” a abandonar uma costura, ou um mosquetão, em uma via de escalada? Os motivos são variados e cabe a cada um dos escaladores deixar, ou não, o equipamento nas chapeletas e grampos na rocha. O americano Dallin Connell, um escalador que cansou de pedir a amigos se arriscarem para “salvar” equipamentos abandonados em vias que apresentaram-se difíceis a ele, procurou descobrir uma maneira mais automática de desequipar.

Após sentar em sua prancheta de projetos, desenvolveu um equipamento que ele mesmo batizou de “firefly” (“vaga-lumes” em tradução livre) foi desenvolvendo ideias que variaram entre desenhos 2D e 3D. Do amadurecimento da sua ideia surgiu um pequeno equipamento é acoplado no gatilho de um mosquetão de uma costura e, quando puxado para baixo, realiza a sua abertura e retirada de uma chapeleta. Utilizando um cordelete bem fino, que usualmente não é usado para escalar.

Para viabilizar o projeto, Connell criou um projeto em uma plataforma de financiamento coletivo. Para que comece a fabricar o equipamento, espera arrecadar US$ 15.000,00. Até o momento de publicação deste artigo foi arrecadado pouco mais de US$ 5.600,00 (aproximadamente 30%).

Ainda há pouco mis de um mês para que termine a janela para saber se o projeto é bem-sucedido.

Para saber mais: https://www.kickstarter.com

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.