Escalador de 62 anos encadena via de 10c nos EUA

O escalador americano Chuck Odette estabeleceu uma marca importantíssima na história do esporte. Aos 62 anos de idade encadenou a via “Eulogy”, graduada em 5.14a americano (10c brasileiro). A via, localizada em Maple Canyon é uma combinação de várias linhas. Originalmente era graduada em 5.14b americano (11a brasleiro). O escalador americano já tinha encadenado vias da mesma dificuldade no ano passado, sendo destaque na imprensa especializada internacional.

Para quem acredita que Odette é algum dirtbag, que abandonou tudo para viver de escalada, ou mesmo alguém que herdou algum dinheiro que o permitisse viver por conta de somente escalar, engana-se. Chuck aposentou-se há dois anos, quando ele e sua esposa Maggie optaram por morar em um trailer e fazer uma viagem de vários anos escalando vias clássicas pelos EUA.

O próprio escalador admite que a idade o fez privilegiar a qualidade em detrimento da quantidade em sua escalada. Portanto, Chuck Odette toma mais dias para descansar entre os dias de escalada. Em uma declaração a um veículo norte-americano, afirmou palavras bem inspiradoras para quem se acha velho (ou que os jovens podem tudo):

“Eu possuo mais experiência hoje, e mais tempo do que jamais tive. Eu trabalhei em tempo integral e criei duas famílias. Agora eu me encontro em uma posição que posso ter a liberdade de escalar, ao contrário de vários escaladores jovens.

Por isso não tenho que preocupar onde será minha próxima comida no dia seguinte. É fantástico sentir que estou apto a seguir minha paixão. Muitos dos artigos dizem que pessoas mais velhas não conseguem escalar em alto nível. Eu ignorei tudo isso e descobri que tudo isso não é verdade”.

Conhecido popularmente em seu país como “o sensei”, Chuck Odette era dedicado montanhista e tinha uma dedicação até respeitável à carreira alpina. Aos 34 anos de idade ele teve uma experiência traumática, na qual alguns companheiros de escalada morreram.

A partir de então dedicou sua vida à escalada esportiva. Em 1994 o escalador encadenou seu primeiro 5.12a americano (9a brasileiro) e no ano passado, aos 61 anos de idade, seu primeiro 5.14b americano (11a brasileiro). Ele e sua esposa Maggie, de 47 anos, que também é escaladora e encadenou seu primeiro aos 5.14a americano (9a brasileiro) aos 40 anos e já está com projeto nos 5.13 americano (9c a 10a brasileiro).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.