Escalador de 62 anos encadena via de 10c nos EUA

O escalador americano Chuck Odette estabeleceu uma marca importantíssima na história do esporte. Aos 62 anos de idade encadenou a via “Eulogy”, graduada em 5.14a americano (10c brasileiro). A via, localizada em Maple Canyon é uma combinação de várias linhas. Originalmente era graduada em 5.14b americano (11a brasleiro). O escalador americano já tinha encadenado vias da mesma dificuldade no ano passado, sendo destaque na imprensa especializada internacional.

Para quem acredita que Odette é algum dirtbag, que abandonou tudo para viver de escalada, ou mesmo alguém que herdou algum dinheiro que o permitisse viver por conta de somente escalar, engana-se. Chuck aposentou-se há dois anos, quando ele e sua esposa Maggie optaram por morar em um trailer e fazer uma viagem de vários anos escalando vias clássicas pelos EUA.

O próprio escalador admite que a idade o fez privilegiar a qualidade em detrimento da quantidade em sua escalada. Portanto, Chuck Odette toma mais dias para descansar entre os dias de escalada. Em uma declaração a um veículo norte-americano, afirmou palavras bem inspiradoras para quem se acha velho (ou que os jovens podem tudo):

“Eu possuo mais experiência hoje, e mais tempo do que jamais tive. Eu trabalhei em tempo integral e criei duas famílias. Agora eu me encontro em uma posição que posso ter a liberdade de escalar, ao contrário de vários escaladores jovens.

Por isso não tenho que preocupar onde será minha próxima comida no dia seguinte. É fantástico sentir que estou apto a seguir minha paixão. Muitos dos artigos dizem que pessoas mais velhas não conseguem escalar em alto nível. Eu ignorei tudo isso e descobri que tudo isso não é verdade”.

Conhecido popularmente em seu país como “o sensei”, Chuck Odette era dedicado montanhista e tinha uma dedicação até respeitável à carreira alpina. Aos 34 anos de idade ele teve uma experiência traumática, na qual alguns companheiros de escalada morreram.

A partir de então dedicou sua vida à escalada esportiva. Em 1994 o escalador encadenou seu primeiro 5.12a americano (9a brasileiro) e no ano passado, aos 61 anos de idade, seu primeiro 5.14b americano (11a brasileiro). Ele e sua esposa Maggie, de 47 anos, que também é escaladora e encadenou seu primeiro aos 5.14a americano (9a brasileiro) aos 40 anos e já está com projeto nos 5.13 americano (9c a 10a brasileiro).

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.