Escalador alemão consegue repetir ascensão da fenda mais difícil do mundo

A escalada de fendas é um desafio à parte para quem escala. Exige técnica um pouco diferente, e é muito difícil de treinar em academias. O estilo é tão único e delicado, que até mesmo é considerada uma arte que poucos dominam. Basta observar o universo de escaladores que alardeiam serem os mais fortes de sua comunidade, para constatar que uma porcentagem bem pequenas destes se dedicam e apreciam escalar em fendas.

O escalador alemão Daniel Jung é um destas pessoas que se dedicam a escalar vias em fendas. No dia de ontem, Jung anunciou em sua rede social que encadenou a “The Recovery Drink”, ua fenda graduada em 5.14c americano (11b brasileiro). A via, que fica na noruega no local de escalada conhecido como Jossingford, é consderada a fenda mais difícil do mundo, e possuía somente uma ascensão. A primeira ascensão da via é creditada ao italiano Nico Favresse em 2013. Ou seja, fora cinco anos em que a via não teve repetição.

De acordo com as informações disponibilizadas, Daniel colocou todas as proteções durante a ascensão. Ou seja: foi realizada da maneira mais pura possível.

As fendas mais difíceis do mundo

A “The Recovery Drink”, como citada acima, é considerada a fenda mais difícil do mundo. O escalador Daniel Jung, que confirmou a dureza da fenda, não comentou nada a respeito do grau. O escalador britânico, também especializado em fendas Tom Randall, acompanhou a conquista do alemão e comentou que o grau da via, cotada como 5.14c americano (11b brasileiro), pode até ser mais do que foi sugerido, tamanha a dificuldade da escalada.

Uma outra via de fenda que é muito famosa, é a “Cobra Crack”, em Squamish no Canadá, e “Meltdown”, em Yosemite nos EUA. A via de Squamish está cotada em 5.14b americano (11a brasileiro). Já a via em Yosemite, estabelecida por Beth Roden, ainda segue sem repetições e tem grau de dificuldade cotado em 5.14c (11b brasileiro)

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.