Escalada: Quais são os erros mais comuns na transição da academia para rocha

Já faz um tempo que escalo em um muro artificial sem ter feito nenhum curso de escalada, mas tenho um amigo que já fez e está me ensinando o básico. Até o momento nunca escalei em rocha, porque prefiro estar bem preparado, pois tenho a impressão que será muito difícil. Na academia já consegui encadenar um 6º e estou próximo de um 6sup. Alguns amigos me convidaram me convidaram para escalar em rocha.

Quão difícil é escalar em roca e qual seria o melhor lugar para começar?

escalada

Existe um grave erro de interpretação com respeito à escalada em rocha, assim como a dificuldade de escalar em ambiente natural. Ha alguns anos atrás, quando existiam poucos muros de escalada, a maioria acreditava que na resina era mais difícil que na rocha. A escalada indoor inicialmente era uma forma de treinar durante a semana para melhorar para a rocha.

O que é necessário de ter em mente é que são duas coisas diferentes. Quem escala bem em resina, não necessariamente irá escalar bem na rocha e vice versa. Se a sua ansiedade é escalar em rocha, acho que não deveria esperar, pois o mais provável é que, quanto mais passe escalando em academiavmaior será a dificuldade encontrará na rocha.

escalada

Centro de Escalada Jurapê – Joinville – SC

Na rocha não há agarras coloridas, ou fitinhas, as quais está acostumado para visualizar as agarras, o que em muitas ocasiões facilita bastante. O uso dos pés são fundamentais na rocha e deve-se usá-los bem ou, pelo menos, estar acostumado a ficar equilibrado nas agarras iniciais.

Além disso não se sentirá tão confiante, pois um 5° na rocha pé muito diferente em comparação a um ginásio.

Igualmente às paredes artificiais, na rocha existem uma grande quantidade de vias de diversas dificuldades. Por isso você pode escolher que via tentar enquanto pode ir à rocha.

Tenha em mente que na rocha existem vias, que podem ser bastante extensas e as proteções tendem a estar mais distantes. Se for pela primeira vez à rocha, “deve” ir com alguém que saiba as técnicas, pois a segurança e experiência são importantes nestes lugares.

escalada

Todos os locais de escalada possuem vias fáceis, mas o que recomendo é que antes busque guias de escalada (ou algum croqui na internet) para visualizar as suas possibilidades. Não vá a nenhum lugar onde somente há vias difíceis para, desta maneira, ser uma experiência ruim.

A qualquer lugar que visite, pergunte pelas vias fáceis e que, preferencialmente, esteja no seu nível (6° ou menos).

Aproveite a rocha e não perca mais tempo, indo o mais cedo possível. Sua visita irá abrir um mundo de possibilidades e novas experiências.

Tradução autorizada de: http://rocanbolt.com

banner-rocanbolt

Gonzo Rocanbolt é chileno, médico, escalador e indiscutivelmente uns dos mais completos autores de artigos sobre treinamento de escaladores existentes no mundo. Respeitado em todo o mundo é o organizador do Simpósio de Medicina de Montanha no Chile e palestrante de eventos de escalada no Chile, Argentina e Espanha

There is one comment

  1. Orlei Jr.

    Discordo com o autor quando ele diz: “não perca tempo”, “vá o mais rápido possível”, …
    Penso que cada um deve escolher livremente o esporte que deseja praticar, começar, a velocidade que pretende (ou não) evoluir, …
    Contratar um bom guia agiliza o processo e aumenta a segurança na rocha.
    Por fim o autor não citou os erros mais comuns na transição da academia para rocha. E são muitos!
    Escalada indoor e outdoor é como tênis de mesa e de quadra, onde os praticantes usam bolinha e raquete, mas são esportes completamente diferentes.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.