Escaladores criam abaixo assinado para regularizar o esporte no Parque Estadual de Ilhabela

O Parque Estadual de Ilhabela (PEIb) é melhor definido como um parque-arquipélago, criado em 1977 possui área de 27 mil hectares e corresponde a cerca de 85% do território abrangido por esse arquipélago. O Parque é composto por um total de 12 ilhas, sendo a principal a Ilha de São sebastião. Entretanto a prática de escalada nas rochas pertencentes a este parque ainda não foi regulamentada.

Um grupo de praticantes de escalada esportiva, residentes em Ilhabela, está procurando implementar um projeto ambicioso e inovador. Para isso buscam apoio para efetivar a introdução e regularização de atividades de aventura dentro do Parque Estadual de Ilhabela, a começar pela escalada esportiva em rocha, no Pico do Baepi. O Pico do Baepi, apesar de ser a 7ª montanha mais alta da Ilha de São Sebastião, destaca-se pela sua localização próxima à área densamente urbanizada da ilha. O pico pode ser observado de vários pontos da cidade e em diferentes ângulos tendo mais de 150 metros de rocha exposta. Este paredão foi escalado pela primeira e única vez na década de 1980 por escaladores do Clube Alpino Paulista.

Além da escalada, chegar a este lugar é uma experiência diferenciada. A trilha do Pico do Baepi tem aproximadamente 3,5 km de extensão, iniciando-se na cota altimétrica de 200 metros e terminando nos 1.048 m de altitude. Os escaladores locais buscam apoiadores e interessados que possam fortificar a posição deste projeto diante do poder público e da população, para desta maneira também facilitar essa negociação.

O projeto visa à aprovação da inserção de atividades no Parque como, por exemplo, a escalada em rocha, trekking, hiking e atividades educacionais ambientais. Com estas atividades seria possível promover o ecoturismo nas atividades dentro do Parque Estadual de Ilhabela. As atividades respeitariam o conteúdo já existente no Plano de Manejo do município e sua revisão e modificação, que está atualmente em curso.

A criação de um novo destino a ser visitado e gerenciado para estas atividades, pode alavancar o turismo e educação locais e disseminar a escalada como modalidade potencial em Ilhabela.

Para o abaixo-assinado acessar: https://www.change.org

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.