Grupo de mulheres promove grande encontro de escalada feminina

O movimento de mulheres unidas em prol da escalada e cuidado do meio ambiente chamado de Rockeras irá organizar evento de encontro feminino no Valle de Los Condores. O grupo, que tem como objetivo transformar as entusiastas do esporte, irá promover no início do próximo mês o primeiro encontro feminino organizado da entidade.

Programado para acontecer de 5 a 8 de abril, as organizadoras do Primer Encuentro de Escalada Feminina Valle de Los Condores escolheram um dos melhores lugares de escalada esportiva da América do Sul.

Com 450 vias catalogadas (disponibilizadas em um guia de escalada gratuito) até dezembro de 2017, Valle de Los Condores vem entrando no radar de escaladores de todo o mundo. O local ainda é desconhecido por parte de brasileiros.

O evento também é para comemorar os 10 anos da primeira via equipada no Valle de Los Condores. As Rockeras já conseguiram patrocinadores de peso como Mall Sport e a marca de produtos outdoor Patagonia.

A organizadora do evento, Dayana Vásquez também é coordenadora do Projeto Alsodes pehuenche. De acordo com Vásquez “o Valle de Los Cóndores representa um laboratório natural para realização de projetos entre escaladores e pesquisadores”. Visando atuar nesta linha que o grupo Rockeras busca promover com cuidado este lugar de escalada, assim como outros, com o cuidado de reunir escaladores, pesquisadores científicos e entidades que promovem acesso responsável às montanhas.

Todos juntos em um dia de colaboração que ajude a construir uma base para a proteção e conservação de ecossistemas. O evento também tem o objeto de promover o turismo sustentável e conscientizar os proprietários responsáveis pelos locais.

Pilar Elorriaga, organizadora do evento, declarou que “é a comunidade escaladora que deve assumir um protagonismo na proteção e promoção de boas práticas, para um uso sustentável neste tipo de lugares”.

O encontro irá incluir uma palestra sobre escalada sustentável, clinicas de segurança na escalada e alimentação sustentável. Além disso serão instalados placas informativas, com informação relevante, para o cuidado do local e limpeza geral.

Haverá ainda uma explanação de Chris Moscoso, diretor de Acesso Panam Chile (entidade latino-americana dedicada à conservação dos locais de escalada e livre acesso ás montanhas), falando sobre boas práticas da escalada sustentável.

Mais informações: http://www.wkndheroes.com ou https://docs.google.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.