Escalada de velocidade: Analistas afirmam ser quase impossível escalar 15 metros em menos de 5 segundos

Desde que foi promovida a esporte olímpico, a modalidade de velocidade causou muita controvérsia. A modalidade, que até pouco tempo atrás era completamente desprezada em quase todo o mundo, passou a ser uma obsessão para muitos escaladores. Quem maldizia a disciplina teve de começar a praticá-la e pedir aos técnicos que desenvolvessem metodologias de treinamento para isso. Com o tempo, os principais técnicos (aqueles que buscaram se aperfeiçoar com as novidades de treinamento), conseguiram tirar o melhor de vários atletas na modalidade.

O iraniano Reza Alipour Shenazandifard detém o recorde de escalada de velocidade com espantosos 5.48 segundos. Na América do Sul, os equatorianos são quem mais se dedicaram à novidade e detém o recorde do continente. Nos EUA e Canadá, já há atletas que se dedicam prioritariamente a esta disciplina.

Procurando analisar mais a fundo a disciplina, o site Wired, que aborda questões envolvendo tecnologia, ciência, entretenimento, design e negócios, os seus diferentes sub-tópicos e a respetiva influência na sociedade, cultura, economia e política, fez um teste com nada menos que Alex Honnold (que não se dedica à competições de escalada), Jordan Fishman (atleta americano especialista na modalidade) e um especialista em biomecânica.

A conclusão, para espanto de muitos, é que é “impossível” para o ser humano escalar uma parede de 15 metros em menos de 5 segundos. Será? O vídeo pode ser assistido no topo do artigo.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.