Escalada de velocidade: Analistas afirmam ser quase impossível escalar 15 metros em menos de 5 segundos

Desde que foi promovida a esporte olímpico, a modalidade de velocidade causou muita controvérsia. A modalidade, que até pouco tempo atrás era completamente desprezada em quase todo o mundo, passou a ser uma obsessão para muitos escaladores. Quem maldizia a disciplina teve de começar a praticá-la e pedir aos técnicos que desenvolvessem metodologias de treinamento para isso. Com o tempo, os principais técnicos (aqueles que buscaram se aperfeiçoar com as novidades de treinamento), conseguiram tirar o melhor de vários atletas na modalidade.

O iraniano Reza Alipour Shenazandifard detém o recorde de escalada de velocidade com espantosos 5.48 segundos. Na América do Sul, os equatorianos são quem mais se dedicaram à novidade e detém o recorde do continente. Nos EUA e Canadá, já há atletas que se dedicam prioritariamente a esta disciplina.

Procurando analisar mais a fundo a disciplina, o site Wired, que aborda questões envolvendo tecnologia, ciência, entretenimento, design e negócios, os seus diferentes sub-tópicos e a respetiva influência na sociedade, cultura, economia e política, fez um teste com nada menos que Alex Honnold (que não se dedica à competições de escalada), Jordan Fishman (atleta americano especialista na modalidade) e um especialista em biomecânica.

A conclusão, para espanto de muitos, é que é “impossível” para o ser humano escalar uma parede de 15 metros em menos de 5 segundos. Será? O vídeo pode ser assistido no topo do artigo.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.