Liberado vídeo do segundo 11c brasileiro de um sul-americano na Íntegra

O chileno Tomás Ravanal no final de 2017 encadenou a via “Estado Crítico”, graduada em 9a francês (11c brasileiro). Logo depois da façanha, Ravanal encadenou a via “La Rambla” graduada em 9a+ francês (12a brasileiro), tornando-se o segundo sul-americano a encadenar um 11c brasileiro na história do esporte. O primeiro sul-americano a encadenar vias desta dificuldade foi o brasileiro Felipe Camargo.

O escalador liberou no início desta semana um vídeo da íntegra de sua escalada na via “Estado Crítico”. O chileno, após contato da Revista Blog de Escalada, afirmou que em breve liberará também o vídeo de sua cadena histórica na via “La Rambla”.

A via “Estado Crítico”, situada no setor “El Pati” em Siurana, local de escalada na Espanha, foi equipada por Dani Andrada e Ramon “Ramonet” Julián. A via teve sua primeira ascensão no início de 2004. Desde então mais de vinte escaladores realizaram a cadena. O grau da via é motivo de polêmica por muitos escaladores. Muitos afirmam que a via poderia ser um 8c+ francês (11b brasileiro). Escaladores como Adam Ondra, Patxi Usobiaga e Gonzalo Larrocha confirmaram o grau.

A via também o primeiro 9a francês (11c brasileiro) escalado à vista da história. Façanha realizada pelo alemão Alex Megos. A primeira ascensão feminina da via foi feita por Alizee Dufraisee dois meses após a masculina.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.